Topo

Beckham já perdeu 3 carrões. Ele é o exemplo famoso do 'roubo eletrônico'

Ladrões levaram três modelos BMW X5 de David Beckham - AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Ladrões levaram três modelos BMW X5 de David Beckham Imagem: AFP PHOTO / FRANCK FIFE

Do UOL, em São Paulo

25/04/2015 06h00

Imagine ter três carros da BMW, modelo X5, roubados em um período de um ano e meio. O preço de cada era de aproximadamente R$ 370 mil. Tamanho azar existe e sua vítima é muito conhecida: David Beckham. O ex-jogador inglês é o caso mais famoso de uma modalidade de roubo que se tornou mais comum nos últimos anos e atormenta donos de carros modernos.

Nos três casos de Beckham, o carro tinha o sistema keyless (“sem-chave”, em tradução livre). Com ele, o carro destrava automaticamente assim que o controle se aproxima. Para ligar o carro, segundo relatou a empresa de seguros na época, os ladrões usaram um software específico para o furto.

Nos Estados Unidos e no Canadá, proprietários de veículos relataram que adolescentes conseguiam abrir seus carro facilmente usando um dispositivo pequeno. Descobriu-se que se tratava de um amplificador de potência: ele aumenta a capacidade do carro em rastrear o respectivo controle e, assim que o encontra, destrava a porta.

O fato é que Beckham viu a novela se repetir num intervalo de 18 meses, na Espanha, durante sua passagem pelo Real Madrid. O primeiro carro, inclusive, foi encontrado semanas depois na Macedônia e estava sendo usado por uma ministra local. Isso porque a quadrilha que roubou o carro do inglês foi descoberta no país europeu e o veículo acabou retido pela justiça.

Beckham não se preocupou. Afinal, tinha um acordo comercial com a BMW e recebeu um modelo novo da montadora. Tanto que os veículos sequer estavam em seu nome, embora fossem usados por ele e sua equipe de segurança.

“Esses carros não são mais um problema meu. Sei que um apareceu na Macedônia e é usado por uma ministra, mas não eram meus diretamente, mas sim da montadora, responsável por acionar o seguro”, disse Beckham em 2007, em declaração divulgada pelo El País

A pouca preocupação do astro também se explicava pelo fato de ele desfrutar de uma extensa coleção de carrões. Na oportunidade, Beckham possuía carros de diferentes marcas: Ferrari, Jaguar, Porsche, Mercedes e Bentley, por exemplo. Mas que ele teve um tremendo azar, isso é difícil de negar.

Saiba quais são os carros que os craques do seu time têm na garagem - Arte/UOL - Arte/UOL
Saiba quais são os carros que os craques do seu time têm na garagem
Imagem: Arte/UOL