Topo

Com menos estrelas, Fluminense amplia dependência de Fred em 2015

Antes de ser desfalque na 2ª semifinal, Fred marcou dois gols na vitória do Flu no jogo de ia - Nelson Perez/Fluminense
Antes de ser desfalque na 2ª semifinal, Fred marcou dois gols na vitória do Flu no jogo de ia Imagem: Nelson Perez/Fluminense

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/04/2015 06h00

Sem a mesma quantidade de estrelas do passado, o Fluminense tem se mostrado muito dependente de Fred para conseguir marcar gols e fazer bons jogos na atual temporada. O atacante vive uma de suas melhores fases da sua carreira com 11 gols em 14 partidas (0,79 por jogo) pelo Campeonato Carioca, e não tem sequer um substituto de origem no elenco.

O desempenho do Fluminense sem Fred na temporada é bem abaixo do padrão esperado da equipe. O Tricolor venceu apenas uma partida (2 a 1 sobre o Madureira) das cinco que fez sem o seu camisa 9 em 2015. Entre os jogos em que o capitão esteve ausente constam compromissos decisivos pelo Campeonato Carioca, como as derrotas para Flamengo (3 a 0) e para o Botafogo (2 a 1), resultado este que ajudou a eliminar o time do Estadual.

Completam a lista de tropeços com ausência do atacante a derrota para o Macaé (1 a 0), que complicou o Fluminense na fase de grupos do Carioca, e os dois reveses para Bayer Leverkusen (3 a 0) e Colonia (3 a 2) na Florida Cup, na pré-temporada. Com Fred poupado das duas partidas contra times alemães, o Tricolor terminou na última posição do torneio nos Estados Unidos.

A falta de estrelas contribui muito para a ampliação da dependência de Fred no ataque do Fluminense. Apesar da boa fase vivida pelo jovem Kenedy, o atacante de 18 anos tem perfil diferente e uma média de gols bem menor que a do companheiro. Pesa para isso também a inexperiência da promessa tricolor. O meia Robert, de 19 anos, exemplificou a importância psicológica do camisa 9 para o time formado por jovens.

“O Fred é como um pai para a gente. É um líder, quem mais tem experiência no elenco. Jogou no Lyon, na seleção brasileira, foi titular em Copa do Mundo. Nós nos espelhamos nele tanto dentro quanto fora de campo. Ele nos aconselha muito bem”, lembrou Robert, um dos jovens acolhidos pelo camisa 9.

Após o fim da parceria de 15 anos com a Unimed Rio em dezembro, o Fluminense teve que se desfazer de dois jogadores importantes no ataque, muito por causa da nova condição financeira: Rafael Sóbis e Walter. O primeiro procurou novos ares no Tigres-MEX antes do início da temporada, enquanto o segundo foi para o Atlético-PR no começo deste mês.

O histórico de lesões e os 31 anos de Fred deixam a situação mais delicada em relação a essa dependência. Na última sexta-feira, por exemplo, o Fluminense diagnosticou uma fissura em um dos pés do camisa 9 que pode tirá-lo da viagem para Mangaratiba, na próxima semana, quando o Tricolor aproveitará o período sem jogos para treinar fora do Rio de Janeiro.

Por isso, embora tenha garantido a permanência do jogador por mais quatro anos, o Tricolor investe na contratação de um atleta experiente para a reserva da posição, sendo a principal possibilidade Magno Alves, de 39 anos.

Comissão técnica tem longa conversa com elenco do Flu