Topo

Atlético assume favoritismo diante da Caldense e conta com o Mineirão cheio

Rafael Carioca não teme dizer que o Atlético é mesmo favorito na final do Mineiro - AP Photo/Eugenio Savio
Rafael Carioca não teme dizer que o Atlético é mesmo favorito na final do Mineiro Imagem: AP Photo/Eugenio Savio

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

26/04/2015 06h00

A melhor campanha no Campeonato Mineiro é da Caldense. O time de Poços de Caldas é o único invicto na competição e chega à final com apenas quatro gols sofridos em 13 partidas. Mas nada disso é suficiente para tirar o favoritismo do Atlético-MG na decisão do Estadual, que começa neste domingo, às 16h, no Mineirão.

Empurrado por mais de 50 mil torcedores, o time alvinegro chega como favorito à final por uma série de fatores. Além de contar com um elenco muito mais caro e ser o maior vencedor do campeonato, com 42 conquistas, o Atlético vem de duas importantes e históricas vitórias, sobre Cruzeiro e Colo-Colo.

“Na teoria, somos favoritos, mas temos de tomar cuidado. Mas a gente não pensa assim aqui dentro, porque, se perdermos, a pressão seria muito grande. A Caldense não é o Cruzeiro ou o Colo-Colo, e a concentração deve ser a máxima possível. Temos que ter o cuidado no que falar ou nas atitudes e respeitarmos o adversário”, comentou o volante Rafael Carioca, que ganhou a companhia do técnico Levir Culpi.

“Concordo com tudo, realmente se considerarmos o potencial, o dinheiro e a tradição, o favoritismo naturalmente vem para o Atlético. Só que trabalhamos com futebol e sabemos que acontecem coisas impressionantes. Temos que tomar cuidados, acelerar na parte da motivação. Já perdi um campeonato em situação parecida e ganhei em situação adversa também”, disse o treinador.

Apesar da empolgação com o momento, Levir Culpi cobra mais regularidade da sua equipe. O treinador avisa que o Atlético ainda não atingiu a maturidade ideal, apesar das boas vitórias na semifinal do Campeonato Mineiro e na última rodada da Copa Libertadores. “Claro que não atingiu a maturidade. Fizemos bons jogos, em bom nível no plano tático, técnico e físico, mas não atingimos um equilíbrio”.

E a tarefa do Atlético não vai ser das mais simples. A Caldense venceu o time de Levir Culpi na primeira fase, por 1 a 0, em jogo realizado em Poços de Caldas. O goleiro Rodrigo está há sete jogos sem sofrer gols, são mais de 500 minutos sem buscar a bola no fundo das redes. Além disso, com 14 triunfos na história, a Caldense é a equipe do interior que mais vezes derrotou o Atlético.

“Pudemos trabalhar com tranquilidade durante a semana, sabendo que a seriedade pode nos ajudar a fazer uma boa atuação e um jogo parelho contra o Atlético, no Mineirão. Precisamos ter equilíbrio durante os 90 minutos, fazer o possível para não cometer erros e, assim, repetir o que conseguimos realizar de bom durante a campanha”, resumiu o técnico Léo Condé.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X CALDENSE

Data: 26 de abril de 2015, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: Final do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Márcio Eustáquio Souza Santiago (MG)

ATLÉTICO-MG: Victor; Patric, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Dátolo, Luan e Guilherme; Carlos e Lucas Pratto.
Técnico: Levir Culpi.

CALDENSE: Rodrigo; Marcelinho, Plínio, Paulão e Rafael Estevam; Serginho, Yuri, Tiago Azulão e Nadson; Zambi e Luiz Eduardo.
Técnico: Leonardo Condé.