Topo

Flu vendeu Wellington Nem em 2013. E até hoje não arranjou um substituto

Divulgação/Photocamera
Imagem: Divulgação/Photocamera

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/04/2015 06h00

O Fluminense foi campeão brasileiro em 2012 com uma dupla de ataque afiada: Fred e Wellington Nem. A velocidade do jovem atacante foi um dos trunfos utilizado pela equipe e que fez o camisa 9 ter uma de suas melhores temporadas no clube. O problema é que ele foi vendido pelo Shakhtar Donetsk-UCR e até hoje o Tricolor sofre para encontrar um substituto.

Vários jogadores já foram testados na posição desde então: Rhayner, Rafael Sóbis, Biro-biro, Marcos Junior e, mais recentemente, Lucas Gomes. Nenhum deles, no entanto, virou unanimidade apesar de viverem bons momentos. Atualmente a posição tem sido ocupada por Kennedy que agrada e muito, mas não é considerado um jogador de velocidade.

Além disso, o talentoso atacante foi o escolhido pelo Fluminense para ser vendido na atual temporada para equilibrar as finanças do clube. Tido como uma das promessas do futebol brasileiro, Kennedy tem muito mercado na Europa e sofre com o assédio de gigantes europeus desde o início da temporada.

O Fluminense pretende vender o jogador durante esta temporada por um valor acima dos R$ 25 milhões, dos quais pouco mais da metade ficariam nas Laranjeiras. Foi nesses moldes a proposta que o presidente Peter Siemsen chegou a estar próximo de aceitar de investidores ligados ao Chelsea, mas acabou recusando por temer uma origem irregular dos valores.

Por conta desse motivo, o Fluminense está atenta às situações do mercado. Evidentemente, o atacante de velocidade não é a única posição considerada carente, mas a diretoria tricolor sabe que a função desejada pode ter papel fundamental para o bom rendimento de Fred. Com características de jogador de área, o camisa 9 precisa de um companheiros com essas características para facilitar sua vida.

O próprio Fred chegou a reclamar em 2014 sobre a falta que um jogador com essas características fazia. Na oportunidade, o jovem Kennedy tinha suas primeiras oportunidades no time e chegou a ser vaiado. Mais maduro, ele virou o companheiro ideal do camisa 9, mas muito assediado, está na iminência de uma transferência para a Europa.