Topo

Atlético-MG estuda melhor maneira para renovar vínculo com volante

Situação de Carioca é mais complicada que a de Douglas Santos, também emprestado - Bruno Cantini/Atlético-MG
Situação de Carioca é mais complicada que a de Douglas Santos, também emprestado Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

27/04/2015 15h51

Autor do gol salvador diante do Colo Colo, que colocou o Atlético-MG nas oitavas de final da Libertadores, o volante Rafael Carioca segue com seu futuro indefinido no clube. Presente na primeira final mineira do último domingo, o volante ainda não sabe se estará em campo no segundo semestre da temporada. Assim como o lateral esquerdo Douglas Santos, Carioca possui contrato de empréstimo até o mês de agosto, mas o clube já se prepara para tentar manter ambos no plantel.

Em situação parecida com a do companheiro, Douglas Santos chegou por empréstimo ao Atlético-MG no ano passado e tem vínculo até 31 de agosto. Após o fim do contrato, o clube mineiro tem a opção de comprar o jogador da Udinese. A equipe italiana detém os seus direitos econômicos do lateral, avaliados em 3 milhões de euros (cerca de R$10 milhões). Segundo o diretor de futebol Eduardo Maluf, o clube já iniciou as conversas para efetivar o pagamento em três parcelas iguais.

Frequentemente convocado para a seleção olímpica do técnico Alexandre Gallo, Douglas tem o desejo de permanecer no Brasil para ficar mais próximo de uma vaga nas olimpíadas e tentar buscar o ouro inédito para o país.

A situação de Rafael Carioca é um pouco mais complicada. Quando ainda estava no Spartak, o volante aceitou estender seu contrato com a equipe russa por mais um ano para que pudesse retornar ao Brasil. Em Belo Horizonte, o jogador ganhou a vaga antes ocupada por Pierre e hoje é um dos titulares de Levir. Apesar de já ter demonstrado vontade de ficar, Nepomuceno não terá tarefa fácil para acertar sua permanência.

“Estamos com a negociação bem adianta nessa questão do Douglas Santos. O Rafael, ele é uma prioridade, estamos nos preparando, esperando o momento certo para fazer a proposta. Como nas duas situações só depende da gente, estou mais tranquilo, só falta depositar o dinheiro”, comentou o presidente Daniel Nepomuceno, em entrevista à Rádio Inconfidência.

Como não tinha seu passe fixado antes de chegar ao Atlético, o clube mineiro poderá tentar a permanência do jogador por meio da compra junto ao Spartak ou por tentar prolongar seu empréstimo, o que ainda não foi discutido. “Não sentamos ainda para discutir a proposta, mas do jeito que ele encaixou na equipe, as duas maneiras são possíveis”, completou Nepomuceno.

No último domingo, diante da Caldense, tanto Douglas quanto Rafael foram titulares de Levir Culpi no Mineirão. Embora sejam ambos titulares, o volante vem agradando mais dentro das quatro linhas, enquanto o lateral iniciou um 2015 com rendimento abaixo do esperado.