Topo

Encontro de técnicos trata de calendário e fala de combater êxodo de jovens

Técnicos da Série A do Campeonato Brasileiro posam para foto na sede da CBF - Rafael Ribeiro/CBF
Técnicos da Série A do Campeonato Brasileiro posam para foto na sede da CBF Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/04/2015 16h51

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) reuniu, nesta segunda-feira, 17 técnicos da Série A do Campeonato Brasileiro para debaterem o futebol no país. A pauta do encontro, revelada pelo bicampeão nacional Marcelo Oliveira, foi do calendário ao êxodo de jovens jogadores.

“Falamos muito sobre calendário, pré-temporada. É preciso debater isso. Já melhorou um pouco este ano. Em Minas, por exemplo, tivemos 25 dias, mas ainda está longe do ideal. Queremos encontrar uma solução. Uma ideia que surgiu foi evitar jogos às quartas e aos domingos nas primeiras semanas. É fundamental ajustar. Foi pouco tempo, mas ficamos de avaliar e marcar os próximos encontros”, disse Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro, que também falou sobre as transferências.

“Outro assunto que debatemos muito foi o êxodo de jogadores cada vez mais jovens. Precisamos parar com isso. Precisamos destes atletas com potencial aqui. Vamos buscar uma solução. Ainda falamos também sobre arbitragem”, concluiu o treinador, que sofreu com o desmanche de sua equipe no começo da temporada.

O técnico mineiro deixou a sede da CBF antes do previsto porque precisava retornar para Belo Horizonte, mas seus pares seguiram discutindo. De todos os técnicos da primeira divisão, só Tite (Corinthians), Argel (Figueirense) e Milton Mendes (Atlético-PR) não compareceram ao evento, que ficou marcado pelo encontro entre Luiz Felipe Scolari, hoje no Grêmio, e a atual comissão técnica da seleção.

Dunga e Gilmar Rinaldi, aliás, tiveram papel importante no encontro. Dois dos maiores incentivadores do evento, eles pediram para que haja maior interação entre o comando da seleção e os técnicos dos clubes.

“É importante demais essa reunião, essa troca de ideias. Ficamos felizes em saber que a ideia partiu do Dunga e do Gilmar Rinaldi. A ideia deles é a de aumentar a interação entre os técnicos para que possamos encontrar respostas para os nossos problemas. O Dunga quer muito isso”, concluiu Oliveira.

Um dos últimos a deixar a reunião de treinadores, Vanderlei Luxemburgo deu ainda mais detalhes sobre os assuntos abordados.

"Debatemos muitas coisas, são vários assuntos. Tratamos desde reposição de bola em lances de fair play e negociação para contratação de técnicos. Um clube não pode contratar outro treinador sem acertar as contas com aquele que foi demitido. Sugerimos isso. A CBF vai analisar. Ainda solicitamos que se padronizem os tamanhos dos campos no Brasil. Todos devem ter o mesmo tamanho [105m de comprimento x 68m de largura]", encerrou o técnico do Flamengo.