Topo

Folga, treino e volta de Damião. Planos do Cruzeiro para pegar o São Paulo

Leandro Damião se recupera de lesão na coxa esquerda para voltar a jogar pelo Cruzeiro - AP Photo/Natacha Pisarenko
Leandro Damião se recupera de lesão na coxa esquerda para voltar a jogar pelo Cruzeiro Imagem: AP Photo/Natacha Pisarenko

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

27/04/2015 06h00

Descanso, trabalho e tempo para recuperação de atletas lesionados. O Cruzeiro tem dez dias livres até o jogo contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, no Morumbi. Após o fim de semana de folga, os jogadores retomam os trabalhos nesta segunda-feira, na Toca da Raposa II, e a comissão técnica traça o planejamento para o elenco neste intervalo.

O primeiro passo será recuperar os jogadores contundidos. Leandro Damião e Alisson estão no departamento médico para tratamento de lesões musculares. O centroavante e o meia-atacante não têm previsão para retorno aos gramados, mas terão pouco mais de uma semana para atingirem o auge da forma física e ficarem à disposição de Marcelo Oliveira.

“Esse período será fundamental. Primeiro porque é um momento em que poderemos caminhar em duas frentes. Uma delas será a recuperação dos atletas, já que teremos alguns dias de folga. O segundo ponto é a oportunidade de treinar algumas coisas que durante a temporada você não consegue, devido à falta de tempo”, afirmou o preparador físico Juvenilson de Souza.

A recuperação de atletas lesionados não será o único foco da comissão técnica neste período. Há outros planos. A preparação física tenciona aperfeiçoar o condicionamento dos atletas a fim de melhorar o desempenho até o jogo do Morumbi.

“A nossa prioridade vai ser a força, dando ênfase ao trabalho do técnico. Iremos procurar dar condições para ele trabalhar naquilo que ele acredita e no que a equipe necessita. Não vamos aumentar a carga. Focaremos em aspectos que não vínhamos treinando. Vamos dar voz ao Marcelo. Alternando trabalho de força com a técnica e a tática”, relatou Juvenilson.

“O trabalho de força é importante porque um atleta forte e equilibrado, consegue ter um rendimento melhor, resistir mais tempo e com desgaste menor.  Isso minimiza o risco de lesão e potencializa a recuperação”, acrescentou.