Topo

O baú secreto de Romário: lances geniais "escondidos" no Youtube

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 06h00

Você provavelmente conhece muito bem alguns gols de Romário na Copa do Mundo de 1994, belos lances por Flamengo e Vasco e jogadas marcantes pelo Barcelona. Mas existe uma etapa “secreta” da carreira do Baixinho pouco vista pelos brasileiros. Imagens que raramente passavam na televisão e que hoje sobrevivem na web, preservando a história da ótima fase de Romário pelo PSV. Nessa época, sua média era de quase um gol por jogo (165 tentos em 167 partidas).

Entre 1988 e 1993, Romário cansou de dar show com a camisa 9 do PSV. O ex-atacante e hoje senador é adorado pelos holandeses. Foram esses anos que o credenciaram a jogar pelo Barcelona. Na oportunidade, no entanto, o acesso ao Holandês era difícil. As emissoras brasileiras tinham pouco interesse no campeonato. Os canais por assinatura estavam nascendo.

Mas existe no Youtube uma boa coleção dos melhores momentos de Romário. Foram 165 gols em 167 jogos pelo PSV, 0,98 por partida. É a melhor média de toda a carreira do Baixinho, justificando o uso da camisa 9, mais tarde trocada pela 11. Com a ajuda do brasileiro, a equipe holandesa foi uma das maiores potências da Europa na época.

O vídeo acima mostra as qualidades que caracterizaram Romário. Oportunismo na grande área, dribles curtos em goleiros, domínio de bola e um alto poder de finalização. Tudo que depois ficou mundialmente famoso já estava presente na fase “secreta” do ex-atacante.

EMBED: