Topo

Paulinho sofre com lesões e falta de sequência, mas Fla já sabe o que fazer

Gilvan de Souza/ site oficial do Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ site oficial do Flamengo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/04/2015 06h00

Paulinho é um dos jogadores mais queridos pela torcida do Flamengo e integrante fixo no time ideal do técnico Vanderlei Luxemburgo. O atacante, porém, não conseguiu uma boa sequência de jogos após passar por uma cirurgia no joelho direito no ano passado. Ele voltou a jogar somente em março, mas sofre com seguidas lesões na temporadas. A boa notícia é que o departamento médico do Rubro-negro já identificou o problema e sabe o que fazer para que o jogador possa voltar as desfilar sua categoria sem maiores problemas.

Após ser submetido a uma intervenção no joelho, Paulinho ficou longo tempo inativo. A recuperação foi demorada e gerou um desequilíbrio muscular no jogador. A falta de confiança no local da cirurgia fez com que o atacante não corresse normalmente, compensando a pisada com a perna esquerda. Isso deixou uma perna mais forte que a outra e tem gerado as lesões musculares.

“O que acontece com o Paulinho não é incomum. Se pegar o histórico dos atletas que vêm de cirurgia no cruzado vai constatar isso. Quem faz essa cirurgia perde muita massa e cria-se um desequilíbrio muscular. Até que essa musculatura volte a estar equilibrada é comum que ocorram pequenas lesões. Ele particularmente está pior porque já não tinha muita musculatura, sofre mais ainda. Os jogadores que têm um equilíbrio muscular melhor sofrem menos com isso. Mas a grande maioria dos que fizeram cirurgia de cruzado tem esses casos no início”, explicou o médico do clube Márcio Tannure.

Paulinho, agora, terá um tratamento especial no Flamengo. O departamento médico mantém a calma e tratará a nova lesão muscular até que ela esteja curada. Quando isso ocorrer, o atacante será entregue à preparação física, que tem um planejamento especial de musculação para que ele acabe com o tal desequilíbrio muscular. Somente quando for constatado a perfeição nesse sentido é que ele voltará aos treinamentos normalmente.

Em 2015, Paulinho fez apenas seis jogos e foi reserva em todos. O técnico Vanderlei Luxemburgo estava ciente das condições físicas do jogador e quis promover um retorno gradativo à equipe. Mesmo tendo bom rendimento – marcou dois gols – o atacante não aguentou e sofreu seguidas lesões musculares. Para evitar que isso se repita, o jogador agora não tem previsão de retorno.