Topo

Perdoado no Corinthians, Sheik depende da Libertadores para renovar vínculo

Sheik possui apenas mais três meses de contrato com Corinthians - EFE/Ricardo Nogueira
Sheik possui apenas mais três meses de contrato com Corinthians Imagem: EFE/Ricardo Nogueira

Dassler Marques e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 18h35

O futuro do Corinthians na Copa Libertadores também deve influenciar no futuro de Emerson Sheik.

Com contrato até 31 de julho, o atacante dependeria de um novo vínculo para jogar semifinal e finais da competição. Em discussões internas sobre renovar ou não com Sheik, a direção corintiana concluiu que só valerá a pena mantê-lo caso o Corinthians avance na competição. A próxima etapa pela Libertadores será contra o Guaraní-PAR, nos dias 6 e 13 de maio, pelas oitavas de final.

O Corinthians avalia que, em caso de eliminação antes da parada para a Copa América, no fim de maio, a permanência de Emerson Sheik seria mais difícil no cenário atual. O salário do atacante (acima de R$ 500 mil mensais) está entre os principais do clube no momento e, em caso de disputa apenas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, a renovação não caberia no orçamento do resto da temporada.

Por outro lado, em função dos primeiros meses de 2015, há confiança no Corinthians de que é possível avançar pelo mata-mata. Sheik, apesar do cartão vermelho contra o São Paulo na última semana, ganhou pontos com a diretoria ao pedir desculpas pelos prejuízos causados à equipe. Ainda assim, a prioridade completa do departamento de futebol, nesta ordem, é: pagar atrasados ao elenco e renovar, inicialmente, com Paolo Guerrero.

Empresário de Sheik, Reinaldo Pitta encara a situação com tranquilidade, embora seu cliente tenha só mais três meses de contrato. "O atleta está tranquilo, o clube está tranquilo e ninguém tem pressa ou está morrendo de fome. (...) Isso não existe", declarou Pitta sobre a campanha na Libertadores auxiliar na discussão por um novo vínculo. O agente nega interesse de outras equipes.

"O Emerson só tem um objetivo: jogar no Corinthians. Se isso não acontecer, só depois de não acontecer é que a gente pensa em outra coisa, não tem motivo para conversar com ninguém. O Emerson não tem problemas com o Corinthians e o Corinthians não tem problema com o Emerson", observou.

Em caso de renovação, é improvável que Sheik e Corinthians ampliem o vínculo atual por mais de um ano. O empresário, porém, evita falar sobre prazos e valores. "Eu só vou falar nisso (redução salarial) se alguém me propor. Tem coisas que não dá. Ninguém me procurou para fazer esta proposta, como eu vou falar isso? Estamos falando de um atleta profissional e um clube profissional", disse Reinaldo Pitta.

Nos próximos dias, Emerson Sheik irá a julgamento no Tribunal Disciplinar da Conmebol. Ele foi denunciado por conduta violenta e, se for julgado dessa maneira, terá pena mínima de três e pena máxima de seis jogos. O departamento jurídico do Corinthians quer mudar o tipo de artigo para reduzir a pena.Em caso de sucesso, ele estaria apto até para atuar no confronto de volta com o Guaraní-PAR.