Topo

Sem tempo hábil para julgamento, Valdivia não corre risco de perder decisão

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 10h48

O palmeirense Valdivia não corre risco de ficar fora da segunda partida da final do Campeonato Paulista, contra o Santos, marcada para o próximo domingo na Vila Belmiro, mesmo tendo chamado o árbitro Vinicius Furlan de “ladrão” no intervalo do jogo realizado no Allianz Parque e vencido pelo Palmeiras por 1 a 0. Isso porque não há tempo hábil para o julgamento.

A secretaria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paulista de Futebol receberá apenas hoje a súmula e a repassará para um procurador oferecer a denúncia. O processo pode levar alguns dias.

“Pelo que consta na súmula, com certeza haverá uma denúncia. Mas o clube precisa ser intimado, aí tem um período para elaborar a defesa, o que demanda um tempo. Além disso, todos os julgamentos são realizados às segundas-feiras. Assim, é muito provável que ele ocorra apenas após o término do campeonato”, disse ao UOL Esporte Wilson Marqueti Júnior, procurador da 2ª Comissão Disciplinar do TJD.

De acordo com o advogado, não apenas Valdivia deverá ser denunciado como também o Palmeiras por facilitar o acesso ao túnel dos vestiários a um jogador que nem sequer estava relacionado para a partida – o meia estava com um edema no joelho.

Na súmula, Furlan relatou: “Informo que no túnel de acesso aos vestiários, no intervalo do jogo, o sr. Jorge Luis Valdivia Toro, n. 10 conforme a relação de jogadores da equipe do Palmeiras, se dirigiu à equipe de arbitragem e proferiu o seguinte: 'Uma vergonha essa arbitragem. Uma vergonha, arbitragem de ladrão”.

Na partida do próximo domingo na Vila Belmiro, o Palmeira joga pelo empate para conquistar seu primeiro título paulista desde 2008. Em caso de vitória do Santos por um gol de diferença, a definição será nos pênaltis. Triunfo santista por dois ou mais gols deixará o Alviverde sem a taça.