Topo

Advogados apelam e esperam Fifa para liberar Jobson ao Botafogo

Jobson tenta voltar a ter condições de jogo para defender o Botafogo no Carioca - Rudy Trindade/Frame
Jobson tenta voltar a ter condições de jogo para defender o Botafogo no Carioca Imagem: Rudy Trindade/Frame

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/04/2015 11h11

A equipe de advogados que trabalha para Jobson entrou com um pedido de efeito suspensivo da pena de quatro anos de suspensão dada pela Fifa. A apelação enviada na noite de segunda-feira é uma tentativa de dar condições de jogo ao atleta até que um novo julgamento seja marcado pela entidade que comanda o futebol mundial. Caso obtenha resposta nesta semana, Jobson estaria liberado para jogar a final do Campeonato Carioca, contra o Vasco.

Jobson foi punido pela Fifa por ter se recusado a fazer um exame de doping quando atuava na Arábia Saudita, pelo Al-Itthihad. Ele não pode nem mesmo treinar junto com os companheiros.

A expectativa da equipe que defende o atacante alvinegro é que uma resposta seja dada até a próxima sexta-feira, ainda que o não haja prazo para que o recurso seja analisado pela Fifa. “Esperamos que tudo seja definido até sexta-feira, assim Jobson pode entrar em campo contra o Vasco”, comentou o advogado Bichara Neto.

A defesa de Jobson questiona o exame antidoping proposto pela Federação de Futebol da Arábia Saudita. O recurso está baseado na validade do teste – que acabou não realizado – para outros países.

Entenda o caso

O exame imposto pela Federação de Futebol da Arábia Saudita aconteceu quando o atleta defendia o Al-Itthihad, em 2014. A fuga do teste resultaria em punição, o que foi confirmado no país. O Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), porém, deu razão ao atleta em novembro de 2014. De acordo com os advogados brasileiros, a punição imposta pela Federação Saudita de Futebol em abril daquele ano foi realizada sob circunstâncias ilegais. Por isso, o atacante estava livre para defender o Botafogo normalmente.

A Fifa julgou o caso na última sexta-feira e confirmou a validade da punição imposta pelos árabes. A pena de quatro anos é válida em todo o mundo. Com isso, Jobson não pode atuar pelo Botafogo.

Em abril de 2014, Jobson estava se desligando do Al-Itthihad por conta de problemas com o novo presidente árabe, que queria reduzir seu salário mesmo com o contrato vigente. A recusa do atacante gerou crise e ele foi afastado do time. Alguns dias depois, um suposto funcionário da Federação Saudita apareceu no hotel onde o jogador estava hospedado para um teste de doping surpresa.

Jobson se recusou a fazer o teste com um funcionário que não tinha um intérprete. Ele acabou suspenso pela federação local por quatro anos, gancho confirmado pela Fifa. O atacante tem contrato com o Botafogo até junho de 2015.