Topo

Borussia elimina Bayern nos pênaltis e evita nova tríplice coroa do rival

Do UOL, em São Paulo

28/04/2015 18h18

O Bayern de Munique não conseguirá repetir a façanha da temporada 2012-2013, quando conquistou a tríplice coroa. Nesta terça-feira, na Allianz Arena, o time de Pep Guardiola foi eliminado pelo Borussia na semifinal da Copa da Alemanha. A vitória do rival veio nos pênaltis após um empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Na decisão, o Bayern perdeu todas as quatro cobranças. Lahm e Alonso escorregaram, Götze parou no goleiro e Neuer chutou no travessão . 

Agora, o Borussia aguarda o confronto entre Arminia Bielefield e Wolfsburg -- as equipes se enfrentam nesta quarta-feira. A decisão da competição ocorrerá no dia 30 de maio, em Berlim, no Estádio Olímpico. Já o Bayern, que garantiu o título alemão no último domingo, busca erguer a taça da Liga dos Campeões. A semifinal contra o Barcelona será disputada no próximo dia 6, no Camp Nou.

O jogo marcou também o retorno de Arjen Robben ao time do Bayern após 36 dias sem entrar em campo por conta de uma contusão muscular. O holandês entrou no lugar de Thiago Alcântara aos 24 minutos do segundo tempo, mas deixou o campo 17 minutos, sentindo nova lesão.

No Campeonato Alemão, o Bayern de Munique soma 76 pontos, 15 a mais que o Wolfsburg, vice-líder. A quatro rodadas do fim do torneio, o Borussia tenta ainda conquistar uma vaga na Liga Europa. Com 39 pontos e na oitava posição, o time terá de ultrapassar dois rivais. Hoffenheim (40) e Augsburg (42) estão à frente da equipe de Dortmund.

Fases do jogo: Nesta terça, o Bayern, apoiado por 75 mil pessoas, começou a partida pressionando o rival. O primeiro lance de perigo ocorreu aos 15 minutos: Lahm recebeu na área e bateu de primeira para a defesa do goleiro Langerak. Com domínio total da partida, o Bayern conseguiu abrir o placar.

Lewandowski marcou aos 29 minutos. No lance, o camisa 9 recbeu lançamento na frente, invadiu a área e tocou por cima de Langerak. A bola bateu na trave e voltou para o atacante, que tocou rasteiro para o fundo do gol. O polonês quase ampliou aos 43 depois de receber pela direita e tentar, de longe, encobrir o goleiro do Borussia.

Müller desperdiçou boa chance logo no começo do segundo tempo. Dentro da área, o atacante bateu em cima de Langerak. Aos 13, Lewandowski, o jogador mais perigoso do Bayern, acertou o travessão. Na sequência da jogada, Müller tentou driblar na área e Schmelzer afastou a bola com a mão. O árbiro nada marcou e levou Pep Guardiola à loucura no banco de reservas.

Na reta final da partida, o Borussia reagiu. Aos 29 minutos, chegou ao empate. Mkhitarian cruzou na área, Aubameyang se esticou e completou de carrinho para o gol. Neuer até chegou a fazer a defesa, mas a bola já havia ultrapassado a linha da meta. 

Logo depois, o Borussia quase virou em dois lances. Primeiro, com Mkhitaryan, que bateu para a defesa de Neuer. O goleiro voltou a salvar o Bayern ao desviar chute cruzado de Reus.

Na prorrogação, o Bayern voltou a se impor. Aos 13 minutos, Schweinsteiger perdeu a melhor chance de recolocar o time à frente. Livre na área, o meia cabeceou por cima do gol. No segundo tempo, o camisa 31 voltou a levar perigo ao Borussia. Langerak, porém, conseguiu defender a cabeçada à queima-roupa.

Nos pênaltis, Lahm e Alonso escorregaram no momento do chute e desperdiçaram as duas primeiras cobranças do Bayern. Gundogan e Kehl marcaram para o Borussia. Depois, Langerak defendeu o chute de Götze, Neuer deu esperanças ao evitar o gol de Hummels, mas, na sequência, também perdeu um pênalti ao chutar na trave.  

Melhor: Lewandowski e Langerak - O atacante polonês levou muito perigo à meta do Borussia, principalmente no primeiro tempo. Além de marcar o gol aos 29 minutos, Lewandowski quase fez um golaço ao tentar encobrir o goleiro Langerak. O arqueiro, por sua vez, substituiu Weidenfeller à altura -- na prorrogação salvou um gol na cabeçada de Schweinsteiger. Nos pênaltis, defendeu o chute de Götze.

Pior: Bernat - O lateral esquerdo falhou no gol de empate do Borussia. No lance, Bernat errou na marcação e deixou Aubameyang livre às suas costas para concluir e marcar na Allianz Arena.

Para lembrar:

Com a vitória do Borussia, Jurgen Klopp mantém as chances de se despedir do clube com título. Em sete anos, o treinador levou o Borussia às conquistas do campeonato alemão das temporadas 2010-11 e 2011-12, além da Copa da Alemanha há três anos. 

Já Guardiola tenta, na Liga dos Campeões, conquistar o sexto título pelo Bayern, em duas temporadas. O técnico espanhol conquistou o bicampeonato alemão (2013-14 e 2014-15), a Copa da Alemanha do ano passado, além do Mundial e da Supercopa europeia em 2013. No Barcelona, foram 14 taças em quatro anos.