Topo

Ele seria descartado. Agora é xodó da torcida e será titular do Cruzeiro

Gabriel Xavier pode se tornar titular do Cruzeiro ao lado de Giorgian De Arrascaeta - Washington Alves / Light Press
Gabriel Xavier pode se tornar titular do Cruzeiro ao lado de Giorgian De Arrascaeta Imagem: Washington Alves / Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

28/04/2015 06h00

O Cruzeiro ainda procura um jogador para atuar ao lado de Giorgian De Arrascaeta a partir das oitavas de final da Copa Libertadores, diante do São Paulo. A diretoria não sabe se será possível contar com um reforço a tempo do primeiro jogo e, por isso, há a possibilidade de Gabriel Xavier assumir a posição. Até Marcelo Oliveira cogita a escalação. Caso consiga um espaço entre os titulares, ele terá dado a volta por cima na Toca da Raposa II, uma vez que chegou a ser colocado entre os prováveis emprestados no próximo semestre.

“Estamos na expectativa. A intenção era emprestá-lo no segundo semestre para que ele mantivesse um bom número de jogos. Um jogador com essa qualidade não pode ficar no banco o campeonato inteiro. Já descartaram essa ideia. Hoje, ele deve ser o 12º ou 13º jogador do Cruzeiro”, contou Júnior Pedroso, empresário do atleta, ao UOL Esporte.

Contratado a pedido do presidente Gilvan de Pinho Tavares, o atleta demorou a ter oportunidades, mas quando foi agraciado, sobretudo nos jogos contra Atlético-MG, pela semifinal do Campeonato Mineiro, e Universitario de Sucre, da Bolívia, pela Libertadores, agradou.

“Ele chegou ao Cruzeiro com aquela desconfiança. Ele foi uma contratação que chegou por indicação do presidente, que viu o material dele. O Gabriel Pensador que apresentou o material ao presidente. Eu já tinha falado com o Valdir (Barbosa, gerente de futebol) sobre isso. Quando o presidente viu o material dele, ficou impressionado com o que o moleque mostrou. Tinha sete, oito jogos apenas, nem tinha todos os jogos deles editados”, relatou o agente.

Gabriel Xavier recebeu poucas oportunidades da comissão técnica. Em quatro meses de clube, ele disputou sete jogos, sendo todos na condição de reserva, e teve 173 minutos para mostrar a Marcelo Oliveira porque o mandatário apostou em sua aquisição. E até o momento não tem decepcionado.

A boa movimentação e os dribles desconcertantes do provável companheiro de Giorgian De Arrascaeta na armação do Cruzeiro são fundamentais para que ele seja promovido ao conjunto de prediletos do comandante.

“Imagino que (o que ele tem apresentado fez com que o Cruzeiro tenha descartado a ideia de emprestá-lo) sim. O Cruzeiro estava com a forte ideia de contratar um camisa 10. Contratando outro camisa 10, o espaço do Gabriel diminui muito no time. Acho que existia certo receio do Marcelo de queimá-lo, de colocar antes da data e queimar o jogador. Acho que ele quebrou este medo. A opinião dentro do Cruzeiro é outra hoje, não falam mais em emprestar”, declarou Júnior Pedroso.

O empresário do apoiador não é o único a crer em sua utilização a partir dos próximos compromissos. O técnico do Cruzeiro também confia no atleta e cogita utilizá-lo como titular em breve.

“Eu sempre estou observando todo mundo. Aqui a gente cuida do elenco com a igual condição. É necessário estar treinando forte. Gabriel tem dado uma resposta positiva. E ele está se candidatando a participar mais dos jogos. Seja entrar jogando ou no decorrer dos jogos. Depende da minha convicção”, concluiu.