Topo

Fora dos Estaduais, grandes viajam, dão mais folgas e treinam em dobro

Do UOL, em São Paulo*

28/04/2015 06h00

São Paulo, Corinthians, Flamengo, Fluminense e Cruzeiro estão fora das finais dos Estaduais. Embora tenham perdido a possibilidade de um título que deve cair nas mãos de um rival, esses gigantes ganharam um tempo precioso no meio do apertado calendário brasileiro. Com folga na agenda, os jogadores ganham mais folgas, treinam dobrado e acertam os ponteiros para o restante da temporada.

O tempo extra é o lado positivo de uma queda precoce no Estadual. Os cinco grandes alijados das finais caíram nas semis e terão de esperar pelo menos até o meio da próxima semana para entrarem em campo. Em alguns casos, como o do Fluminense, serão 21 dias sem entrar em campo oficialmente, já que o time só entrará na Copa do Brasil nas oitavas.

Ainda que o período varie de clube para clube, todos têm um objetivo parecido: eliminar o desgaste da temporada e recuperar os jogadores que estão baleados. As estratégias para isso é que variam. Há quem dê mais folgas aos atletas, há quem decida reunir as malas e viajar e há quem dobre os treinamentos. Há, por último, quem faça um pouco de tudo isso.

Veja, abaixo, como cada time vai lidar com a ausência de jogos:

Fluminense

Fred comemora o gol do Fluminense diante do Botafogo, o 300 de sua carreira - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C. - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Eliminado na semifinal do Campeonato Carioca, o time tricolor é quem tem a maior estiagem de jogos pela frente. Voltará a entrar em campo só no Campeonato Brasileiro, na estreia contra o Joinville, em 9 de maio.

Em guerra com a Ferj (Federação Estadual do Rio de Janeiro), a diretoria chegou a ensaiar um amistoso contra o Flamengo para esvaziar a final do Carioca, mas a ideia naufragou. Sem nenhum jogo-treino marcado, Fred e companhia passarão cinco dias da próxima semana em Mangaratiba, cidade próxima a Angra dos Reis que servirá como base para uma preparação mais intensa rumo ao Brasileiro.

São Paulo

Alexandre Pato lamenta derrota para o Santos e a desclassificação no Campeonato Paulista - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress
O período sem jogos do São Paulo, assim como o dos outros envolvidos no mata-mata da Libertadores, só será tão grande por opção da TV. Dona dos direitos de transmissão, a Fox Sports encavalou todos os brasileiros nas duas últimas semanas disponíveis para as oitavas da competição continental.

Isso permitiu que o São Paulo oferecesse ao seu elenco um raro fim de semana de folga. Rogério Ceni e companhia puderam desfrutar do último sábado e domingo com a família antes de voltarem ao batente. Agora, porém, terão treinos em dois períodos em duas oportunidades para chegarem no ápice da forma contra o Cruzeiro, no dia 6 de maio, pelas oitavas da Libertadores.

Flamengo

27 abr. 2015 - Ao lado de Almir e Pará, Armero participa de treino físico no Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo
Assim como o Fluminense, o Flamengo vai viajar na pausa forçada pela queda no Carioca. Depois de bater o Salgueiro pela Copa do Brasil na última quarta, eliminando o jogo de volta, o clube rubro-negro ficou sem partidas oficiais até 10 de maio, quando estreia no Brasileiro contra o São Paulo.

Até lá, Vanderlei Luxemburgo levará seu elenco para o refúgio em Atibaia, onde também fez pré-temporada no início do ano. Antes disso, deu quase inéditos quatro dias de folga para o grupo, que em uma sequência normal pode ficar semanas sem uma folga sequer. O Flamengo também fará um amistoso contra o Icasa, no próximo sábado, para ganhar ritmo de jogo para o Brasileiro.

Cruzeiro

Leandro Damião comemora gol do Cruzeiro contra o Mineiros pela Libertadores - Paulo Fonseca/EFE - Paulo Fonseca/EFE
Imagem: Paulo Fonseca/EFE
A eliminação diante do arquirrival Atlético-MG na semifinal do Mineiro servirá para recuperar as peças-chaves do time que deram sinais de cansaço. Alisson e Leandro Damião, por exemplo, tiveram lesões musculares e trabalharão de forma intensiva para estarem em campo contra o São Paulo, em 6 de maio, pelas oitavas da Libertadores.

Parte da recuperação envolve o descanso, e por isso Marcelo Oliveira liberou o elenco para três dias de folga. Ao contrário de alguns dos clubes que estão na mesma situação, porém, o Cruzeiro não prevê treino em dois períodos até o retorno oficial aos gramados.

Corinthians

Elias lamenta pênalti perdido contra o Palmeiras na decisão por pênaltis da semifinal do Paulistão - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL
Com toda a estrutura do CT Joaquim Grava, o Corinthians não cogitou viajar na pausa que ganhou. Na verdade, vai se fechar em casa para recuperar tudo o que perdeu com a maior sequência entre os grandes do país em 2015, já que começou o ano com o duelo de pré-Libertadores contra o Once Caldas.

Elias, Renato Augusto, Danilo e Guerrero precisam de recondicionamento físico e, para isso, contarão com trabalhos de dois períodos em alguns dias até o jogo contra o Guarani do Paraguai, em 6 de maio, pelas oitavas da Libertadores. 

*Colaboraram Dassler Marques, Guilherme Palenzuela, Rodrigo Paradella, Thiago Reis e Vinicius Castro