Topo

Por que Ronaldinho não deve acertar com o Cruzeiro neste momento?

Ronaldinho Gaúcho acertou com o Querétaro no segundo semestre do ano passado  - Xinhua/Luis Monroy/MEXSPORT
Ronaldinho Gaúcho acertou com o Querétaro no segundo semestre do ano passado Imagem: Xinhua/Luis Monroy/MEXSPORT

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

28/04/2015 17h33

Ronaldinho Gaúcho apareceu entre os nomes especulados pela mídia para reforçar o meio de campo do Cruzeiro. Dois motivos, entretanto, impediriam uma possível negociação entre o bicampeão brasileiro e o craque do Querétaro, do México. O primeiro diz respeito ao desejo de Assis, irmão e empresário do meia-atacante, que pretende levá-lo aos Estados Unidos. O segundo é referente à concretização da transferência. Ele poderia retornar ao Brasil apenas em julho, na reabertura da janela internacional.

O parente de R10 tenciona uma inserção na Major League Soccer (MLS), principal liga de futebol norte-americana. A ideia do agente é expandir ainda mais a marca do irmão no país em que tem atraído investimentos importantes para o esporte.

Assis gostaria de ver o irmão ao lado de nomes como Kaká, atualmente no Orlando City, David Villa, atacante do New York City, e Ronaldo, um dos sócios do Fort Lauderdale Strikers, trio que chegou aos Estados Unidos recentemente com o intuito de fortalecer a modalidade no país.

O empresário de Ronaldinho pretende, inclusive, investir na formação de atletas na América do Norte, colocando jovens em universidades americanas. E a ida do craque para o local contribuiria com a sua ideia.

O outro motivo para o fracasso de uma possível tratativa é o fato de ele poder se transferir para o Brasil somente em julho deste ano. O Cruzeiro necessita contratar um atleta imediatamente, visando as oitavas de final da Copa Libertadores da América, contra o São Paulo.

Como a janela de transferências internacionais está fechada, o craque não poderia retornar ao país, onde somou passagens por Flamengo e Atlético-MG entre janeiro de 2011 e julho de 2014, além do Grêmio no fim da década de 1990 e início de 2000, antes de se tornar o melhor jogador do mundo.

Ciente das dificuldades que teria para contar com o camisa 10, a diretoria segue a sua busca em outra praça. Lucas Lima, atualmente no Santos, é o alvo predileto do presidente Gilvan de Pinho Tavares. Ele tenta contratá-lo até segunda-feira, data limite para a inscrição de atletas nas oitavas de final da Libertadores.