Topo

Defesa inchada abre concorrência e deixa zagueiros em xeque no Fluminense

Com alto salário, Henrique é um dos zagueiros em baixa no Fluminense - Fernando Cazaes/Photocamera
Com alto salário, Henrique é um dos zagueiros em baixa no Fluminense Imagem: Fernando Cazaes/Photocamera

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/04/2015 06h00

Com a chegada de Antônio Carlos na última terça-feira, o Fluminense inchou ainda mais um setor com muitas opções em seu elenco. O jogador é o sétimo atleta para a posição no grupo comandado por Ricardo Drubscky, situação que deixa alguns deles ameaçados de uma possível saída das Laranjeiras num futuro próximo.

O principal deles é Guilherme Mattis. O jogador nem sequer viajou para Mangaratiba para o período de treinos que a equipe realizará em um resort da cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro. Ele tem contrato apenas até o dia 10 de maio e tem sua saída das Laranjeiras muito próxima de ser concretizada, já que pertence ao Bragantino e está no clube por empréstimo.

“O [Guilherme] Mattis tem contrato encerrando... Ainda não definimos, vamos analisar, conversar com a comissão técnica e treinador. Ele veio ano passado em uma situação de emergência, é um contrato que não tem sequer opção de renovação, vamos ver, ainda não definimos", explicou o vice presidente de futebol do Fluminense, Mario Bittencourt.

Mas Mattis não é o único ameaçado pelo atual quadro.  Mesmo com a saída do jogador, o Fluminense continuaria com seis atletas para a posição, número ainda elevado. Os mais cotados para deixarem as Laranjeiras são Henrique e João Filipe, ambos sem muito prestígio com a torcida.

Henrique chegou ao Fluminense no meio de 2014 valorizado após 10 anos no Bordeaux-FRA, mas nunca conseguiu provar seu valor como titular, além de acumular lesões em curto período que lhe custaram a vaga no time para o jovem Marlon. Fora isso, o jogador é considerado caro para a nova realidade tricolor sem a Unimed Rio.

João Filipe, por sua vez, foi tentado pela diretoria em 2014 e finalmente chegou às Laranjeiras em 2015 após uma boa passagem pelo Avaí, mas também não conseguiu seu espaço no elenco. O jogador foi mal na única chance que teve (derrota por 2 a 1 para o Volta Redonda) e atualmente é a última opção do setor.

Os únicos completamente garantidos no elenco tricolor por enquanto são os titulares Marlon e Gum e o recém-contratado Antônio Carlos. O primeiro conta com status de promessa nas Laranjeiras, enquanto o segundo renovou recentemente por quatro anos. Já o reforço assinou até o fim de 2016 na última terça. Com apenas 20 anos, Victor Oliveira não comprometeu nas oito chances que teve no ano e também é bem visto no clube.

A concorrência por uma vaga entre os titulares também está aberta até a estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro, no dia 9 de maio, contra o Joinville, às 21h, no Maracanã. A zaga titular formada por Marlon e Gum, por enquanto, deve permanecer com o posto.

Torcida do Flu lota shopping para lançamento de camisa