Topo

Eles marcaram 54% dos gols em 2015. E são desafios de Luxa no Fla

Alecsandro e Marcelo Cirino são os goleadores do Flamengo na temporada - Pedro Martins/AGIF
Alecsandro e Marcelo Cirino são os goleadores do Flamengo na temporada Imagem: Pedro Martins/AGIF

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/04/2015 06h10

Alecsandro e Marcelo Cirino são os artilheiros do Flamengo na temporada. Cada um marcou dez gols e foi fundamental à sua maneira. Eles são responsáveis por 54% dos tentos do time em 2015, mas ainda vistos como desafios pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

O Rubro-negro disputou 20 jogos oficiais e marcou 37 gols. A dupla Alecsandro e Marcelo Cirino balançou as redes 20 vezes. O Flamengo ainda realizou quatro amistosos, mas os artilheiros passaram em branco.

Os camisas 9 e 7 possuem características diferentes e atuaram juntos como titulares do trio ofensivo em nove oportunidades. O time rendeu bem na maioria das vezes, mas o ataque viveu um jejum nos últimos três compromissos pelo Campeonato Carioca.

O desempenho gerou questionamentos internos e desafiou o técnico Vanderlei Luxemburgo a dar consistência ao comando de ataque.

O trio ofensivo ideal para o treinador, com base no elenco disponível, contempla Gabriel (Paulinho), Everton e Marcelo Cirino. Alecsandro preenche uma vaga no banco de reservas. Entretanto, as lesões forçaram alterações e a composição de nova formação no decorrer do Campeonato Carioca.

Agora, Luxemburgo tem um período de preparação pela frente para colocar em campo o que considera ideal. Os desafios estão em conter uma possível insatisfação de Alecsandro com a reserva e em trabalhar Marcelo Cirino para os principais jogos. O camisa 7 disputou seis clássicos em 2015, passou em branco e foi bastante questionado pela torcida.

A dupla provou que pode ser útil, tem a confiança de Luxa, mas necessita vencer as incômodas barreiras. O comandante rubro-negro trata os casos com cautela, pois reconhece a importância dos atacantes no decorrer do ano.

“Estamos avançados com a base do ano passado. O Campeonato Brasileiro será muito forte, mas o observamos com boa expectativa. Nosso objetivo é brigar por uma possível conquista e pela vaga na Libertadores. E algumas coisas serão feitas em cima desta meta”, pontuou.

“Os dois atacantes vão nos ajudar bastante na temporada. A minha preferência é pelo Marcelo Cirino por dentro. O Alecsandro reconhece isso, tem experiência e trata-se de um jogador fundamental em nosso esquema. Temos um grupo em que todos se sentem importantes dentro do processo”, concluiu Luxa.