Topo

Rincón tem pedido de prisão emitido e volta a ser procurado pela Interpol

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 13h49

O ex-jogador Freddy Rincón teve um mandado de prisão emitido pela Interpol (polícia internacional) por acusações de lavagem de dinheiro e crimes para beneficiar o narcotráfico no Panamá.

De acordo com a TV “Red Más Noticias”, a ordem de prisão internacional está relacionada com diversas propriedades, que estão no nome do ex-jogador colombiano, e que foram adquiridas com dinheiro do narcotraficante Pablo Rayo Montaño.

A publicação afirma que Rincón é uma das 96 pessoas envolvidas no caso. Delas, 20 foram absolvidas pela justiça panamenha em 2011. As outras 76, que incluíam o ex-jogador, ainda aguardavam por julgamento.

Rincón teria sido “testa de ferro” de Montaño na compra de duas fazendas, dois apartamentos e uma casa no Valle del Cauca, na Colômbia. O caso foi revelado em maio de 2006, quando o narcotraficante Montaño foi preso no Brasil. Na época, o ex-jogador negou qualquer vínculo com o traficante e admitiu ter convivido parte de sua infância junto com ele.

Procurado pela rádio colombiana Antena 2, Rincón voltou a rechaçar participação em qualquer atividade ilícita. O ex-jogador ainda criticou a forma como o caso vem sendo tratado pela Colômbia, ressaltando a diferença de tratamento de sua situação no Brasil.

"O Brasil tratou o caso como deveria ter sido tratado na Colômbia. O Brasil pediu três vezes as provas ao Panamá a respeito disso. Panamá nunca as apresentou, Brasil arquivou o caso. Vou vivendo tranquilo no Brasil, vivendo como qualquer cidadão tem que andar no Brasil ou em qualquer parte do mundo. Na Colômbia não fazem as coisas corretas. Ao invés de fazer as averiguações junto ao Panamá, pois na Colômbia não tenho nenhum problema, não pediram provas e simplesmente se apropriaram de meus bens", afirmou Rincón.

Rincón começou sua carreira no Atlético Buenaventura, em meados dos anos 1980. Depois de passagens por América de Cali e Independiente Santa Fé, o meio-campista chegou ao Palmeiras, na Era Parmalat, onde teve duas passagens (em 1994 e 1996-97), interrompidas por um tempo em que passou na Europa, jogando no Napoli e Real Madrid.

Do Palmeiras, Rincón se transferiu para o Corinthians, em 1997, onde conquistou os principais títulos de sua carreira: dois Campeonatos Brasileiros (1998 e 1999) e o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000. Na seleção colombiana, integrou a equipe que chegou como uma das favoritas na Copa do Mundo de 1994, mas acabou caindo na primeira fase do torneio disputado nos Estados Unidos. Hoje ele é comentarista da ESPN no Brasil.