Topo

Alex e Inter adotam silêncio sobre renovação de contrato após 'crise'

Declarações públicas e brincadeira de Alex com gremistas mudaram cenário - Jeremias Wernek/UOL
Declarações públicas e brincadeira de Alex com gremistas mudaram cenário Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2015 06h00

Depois de um lado dizer que não pagaria comissão ao empresário e o outro exigir dois anos e meio de contrato, silêncio. Alex e Internacional mudaram seus procedimentos diante da novela para renovação de vínculo do meia. Agora, nenhuma das partes comenta mais sobre o andamento das negociações e cria uma cenário mais tenso. A postura surgiu após um novo abalo na relação, com imagens e declarações no final de semana.

“No momento em que tivermos uma definição vocês serão informados. Simples”, disse Vitorio Piffero, presidente do Inter e único responsável pela negociação do lado do Inter. “Eu não vou mais falar sobre a renovação, gente. Não falo mais sobre isso, ok?”, respondeu Alex, que recebeu homenagem da torcida na porta do CT do Parque Gigante na quarta-feira.

A imagem de Alex brincando com torcedores do Grêmio, falando que poderia jogar no clube rival do Inter, e entrevistas recentes falando sobre sondagens forçou a nova postura. O UOL Esporte informou na segunda-feira que Alex está irritado com o tratamento recebido no caso. Insatisfeito com a demora, com o tom das conversas realizadas até agora. De acordo com pessoas próximas ao jogador, o contato mais recente sobre a renovação ocorreu cerca de 40 dias atrás. Neste período, Valdívia estourou como 12º jogador do técnico Diego Aguirre e Lisandro López teve o contrato renovado automaticamente – após classificação às oitavas de final da Libertadores. Recentemente, outros dirigentes do Colorado entraram em contato com o estafe do atleta, em uma tentativa de distensionar o cenário, mas nada de avanço sobre a oferta.

Alex e Piffero já tiveram outra negociação arrastada, e menos calma do que o normal, anos antes. Foi na virada de 2008 para 2009, após o meia ser o artilheiro e destaque máximo do Internacional comandado por Tite. À época, o jogador e o dirigente discordaram sobre uma saída imediata para a Europa. A transferência acabou ocorrendo perto do final da janela, para o Spartak Moscou. Agora, os dois voltam a debater sobre o futuro e as posições são igualmente firmes. Se antes cada lado afirmava ceder para chegar a um acordo, agora ambos se calam.

O vínculo de Alex com o Internacional vai até julho. Na virada do ano, clubes dos Estados Unidos, Rússia e China sondaram o camisa 12. Autor de seis gols na temporada, o meia também foi procurado pelo Cruzeiro recentemente. O plano do Colorado, primeiro, era renovar com o jogador até o final de 2015. Depois os dirigentes admitiram um novo contrato até metade de 2016, mas a meta do atleta é obter um acordo por pelo menos dois anos.