Topo

Criticado por fumar, zagueiro do Barça supera Messi e cia. em velocidade

Fotos com o zagueiro Mathieu causavam críticas da mídia catalã   - Reprodução / Twitter
Fotos com o zagueiro Mathieu causavam críticas da mídia catalã Imagem: Reprodução / Twitter

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

30/04/2015 06h00

O hábito de fumar cigarro fez o francês Jeremy Mathieu ser contestado pela imprensa catalã na chegada ao Barcelona. Só que ele não impediu o zagueiro de ter supremacia física no elenco. No teste de velocidade do Barça, foi o vencedor. 

Com 1,90m e sendo fumante declarado o zagueiro superou todos os jogadores do elenco em rapidez. A condição física do zagueiro é bastante elogiada no departamento médico do clube.
 
Mathieu é considerado jogador de confiança de Luis Enrique. Foi o treinador quem pediu a contratação do então defensor do Valencia logo na chegada ao clube, em julho do ano passado. O grande problema foi que o Barça desembolsou cerca de R$ 60 milhões com a contratação e deixou o francês extremamente pressionado.
 
Na época, tudo era motivo para críticas dos jornais da Catalunha. Fotos com o defensor fumando e de uma tatuagem de um morcego, o símbolo característico do Valencia, na panturrilha esquerda, eram exibidos. Mathieu não se incomodou.
 
“Fiz o morcego com meu número 22. Como me sinto muito bem aqui quis fazer isso”, explicou Mathieu na apresentação ao Barcelona.
 
“Não fumo muito, mas faço quando eu quero. É um assunto pessoal. Eu não sou um fumante que fuma um maço por dia”, contou Mathieu no mesmo dia.“O que importa é o que vai acontecer em campo. As pessoas vão esquecer disso quando me virem correndo'', complementou.
 
A surpresa foi grande e positiva. Só que Mathieu teve que superar ainda críticas ao futebol nas primeiras participações. Luis Enrique barrou Jordi Alba e o colocou como lateral esquerdo titular no clássico contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, ano passado, e com a derrota por 3 a 1, Mathieu e o treinador foram muito criticados. 
 
Em outras derrotas, como Celta de Vigo, Real Sociedad  e Málaga (todas por 1 a 0), Mathieu estava presente como titular na zaga. Alguns, não tratavam isso como coincidência.
 
“Pode não ser por acaso, Luis Enrique”. Era a manchete de uma reportagem do jornal Sport citando que o francês era o único jogador da defesa presente nas quatro derrotas do Campeonato Espanhol. 
 
A volta por cima do zagueiro veio com boas exibições, mas principalmente, gols decisivos. É ele quem abre a vitória de por 2 a 1 diante do Real Madrid, no Camp Nou, em março deste ano. Dias depois garante o triunfo por 1 a 0 contra o Celta de Vigo, fora de casa, com novo gol de cabeça após cobrança de falta.
 
“Não julgo os meus jogadores por gols ou exibições momentâneas. Estou feliz com o Mathieu pelo que ele faz nos treinos e em campo. Vocês que gostam de mudar de opinião conforme o sucesso”, disse Luis Enrique em entrevista recente.
 
Embora não seja titular na formação ideal do Barcelona, Mathieu faz muitos jogos (tem 35 no total na temporada) e é visto como importante peça de reposição. No dia 18 de abril, por exemplo, o Valencia dominava o Barcelona  no Camp Nou, e o francês entrou após o intervalo no lugar de Adriano. Ele foi o destaque com sólida atuação defensiva, contribuindo para o triunfo de 2 a 0.
 
“Me sinto cômodo atuando pela esquerda. O importante é poder mostrar para a torcida que mereço a confiança do Luis Enrique. No Barcelona é complicado jogar e é necessário provar todos os dias”, disse o Mathieu após a partida.