Topo

Juve e Chelsea podem ser campeões na rodada. Confira os torneios da Europa

Chelsea e Juventus garantem títulos nacionais se vencerem na rodada - Suzanne Plunkett/Reuters e GIUSEPPE CACACE / AFP
Chelsea e Juventus garantem títulos nacionais se vencerem na rodada Imagem: Suzanne Plunkett/Reuters e GIUSEPPE CACACE / AFP

Do UOL, em São Paulo

01/05/2015 11h03

Classificação e Jogos

As torcidas da Juventus e Chelsea já estão com o grito de campeão na garganta. A confirmação dos títulos nacionais para as duas equipes pode ocorrer neste fim de semana. Juve e Chelsea dependem apenas de suas próprias forças para ser campeões nesta rodada.

A Alemanha já conhece seu campeão nacional: o Bayern de Munique. Já na Espanha, França e Portugal a briga continua acirrada.

Confira como está a disputa dos principais campeonatos da Europa:

Inglaterra: só um desastre tira o título do Chelsea

Hazard comemora o seu gol marcado pelo Chelsea contra o Manchester United, pelo Campeonato Inglês - Reuters / Toby Melville Livepic - Reuters / Toby Melville Livepic
Imagem: Reuters / Toby Melville Livepic

O Chelsea caminha a passos largos na liderança. O título inglês pode ser alcançado neste domingo se o time de José Mourinho derrotar o Crystal Palace, domingo, às 9h30 (horário de Brasília), no Stamford Bridge. Apenas o Arsenal tem condições de impedir a conquista do Chelsea.

Mas a missão dos Gunners é quase impossível: o Chelsea tem 13 pontos de diferença (80 a 67) e tem quatro a partidas a disputar. O Arsenal disputará um jogo a mais, podendo conseguir, no máximo, mais 15 pontos.

Confira a classificação do Inglês

Itália: Juventus com uma mão na taça

A Juventus pode se tornar campeã neste sábado. O time de Turim leva a taça se vencer a Sampdoria fora de casa.

O título pode ser alcançado já nesta rodada até mesmo se a Juve não ganhar. Mas neste caso a equipe de Carlitos Tévez terá de torcer para um tropeço da Lazio, vice-líder, que joga no campo da Atalanta, domingo.

Com 76 pontos ganhos, a Juventus abriu 14 pontos de diferença para a Lazio. A Roma, em 3º, tem 61 pontos e está próxima de assegurar vaga na Liga dos Campeões.

Confira a classificação do Italiano

Alemanha: Bayern campeão por antecipação

O Bayern conquistou o título com quatro rodadas de antecedência. A equipe de Munique assegurou seu 25º troféu de Bundesliga após tropeço do segundo colocado Wolfsburg, que perdeu para o Borussia Monchengladbach, 1 a 0.

O título chega com todos os números positivos possíveis. Foram 24 vitórias em 30 jogos, com o melhor ataque (77 gols) e a defesa, que foi vazada apenas 13 vezes e briga para se tornar a melhor da história do futebol da Alemanha (o recorde atual é de 18 gols sofridos).

Confira a classificação do Alemão

Espanha: Barça e Real concorrem à taça

Modric, do Real Madrid, tenta tomar a bola de Neymar, do Barcelona, pelo Campeonato Espanhol - EFE/Alberto Estévez - EFE/Alberto Estévez
Imagem: EFE/Alberto Estévez

Barcelona e Real Madrid travam intensa disputa pelo título do Campeonato Espanhol. A vantagem do líder Barça sobre seu maior é de apenas dois pontos (84 a 82). Faltam quatro rodadas para o término da competição.

Terceiro colocado, o Atlético de Madri ainda cogita a taça, mas a distância é grande: 9 pontos de diferença para o Barcelona. A penúltima rodada reserva o duelo entre Atlético x Barcelona, em Madri.

Confira a classificação do Espanhol

Portugal: Benfica ou Porto?

A disputa pelo título está em aberto. Porto e Benfica disputam cada ponto nestas últimas rodadas do torneio. O Benfica lidera com pontos, três a mais que o arquirrival. Restam quatro rodadas.

As duas equipes fizeram jogo tenso na rodada passada. O jogo terminou empatado por 0 a 0. A importância do clássico gerou atritos entre jogadores e técnicos.

Os técnicos das duas equipes se desentenderam e quase protagonizaram cenas lamentáveis. Houve até ameaça de agressão, mas tudo ficou no bate-boca. Jorge Jesus, treinador do Benfica, e Julien Lopetegui, do Porto, trocaram um abraço e começaram a conversar. O que era para ser um encontro amistoso logo se tornou motivo de confusão. A razão? Jesus errou o nome de Lopetegui.

Confira a classificação do Português

Francês: PSG à frente do Lyon

O PSG lidera o Francês com 71 pontos, três a mais que o Lyon. Faltam quatro rodadas. O Monaco, matematicamente, tem chances de título, mas precisa reverter desvantagem de 9 pontos para o PSG nos próximos 12 em disputa. 

Confira a classificação do Francês