Topo

Novo xodó ou velho bigode? A dúvida de Marcelo Oliveira no Cruzeiro

Apresentações de Xavier já chamaram a atenção, mas Willian largou na frente pela titularidade - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Apresentações de Xavier já chamaram a atenção, mas Willian largou na frente pela titularidade Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

01/05/2015 12h48

Duas dúvidas ainda alimentam a cabeça de Marcelo Oliveira para a primeira partida do Cruzeiro contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, pela Libertadores. A primeira delas é a presença ou não de Leandro Damião. Para escalar o atacante, o treinador terá que esperar pelo menos até este final de semana para saber as reais condições do artilheiro, já em fase final de recuperação de uma lesão na coxa esquerda. Já a segunda incerteza do comandante é um pouco mais complicada. Quem deverá formar o meio-campo ofensivo ao lado de Arrascaeta e Marquinhos? Willian ou Gabriel Xavier.

De um lado, a presença de Willian em campo poderá auxiliar no comportamento defensivo do Cruzeiro, que jogará fora de casa e provavelmente pegará um São Paulo buscando partir para cima. Em contrapartida, as boas apresentações de Gabriel Xavier, com dribles desconcertantes e jogadas de encher os olhos, também chamaram a atenção da torcida e do treinador. O garoto de 21 anos não só chegou a ser apontado como titular, mas como uma provável solução caseira para virar o meia que o clube tanto procura, aumentando o leque de jogadas criativas do time, ao lado de Arrascaeta.

“Uma situação é entre Willian e Gabriel Xavier. Os treinos do Willian têm sido muito bons. Ele ajuda na marcação e sai na velocidade, mas há a opção também do Gabriel, porque o adversário joga mais por dentro, com um volante. Mas, a tendência é a gente repetir o time que está treinando”, disse Marcelo Oliveira, dando indícios de que Willian sai na frente pela vaga na equipe principal. O time que treinou nesta sexta-feira foi: Fábio; Mayke, Leo, Manoel e Mena; Willians e Henrique; Marquinhos, De Arrascaeta, Willian e Henrique Dourado.

No setor defensivo, certo é de que Manoel estará no lugar de Paulo André, abaixo do esperado nos últimos jogos. Manoel volta a fazer a dupla de zaga ao lado de Léo, assim como aconteceu na última partida da fase de grupos, contra o Universitario Sucre, no Mineirão. Como já informado, Marcelo Oliveira ainda dependerá de uma resposta de Leandro Damião em seu tratamento. Se não conseguir ir para a partida, o artilheiro será substituído por Henrique Dourado.

“Acho que o Damião vai jogar, está treinando, já está bem adiantado o processo. Se ele não tiver condições, não dá para lamentar muito, o Henrique Dourado vai cumprir a função, mas o Damião leva vantagem por estar entrosado”, concluiu Marcelo.