Topo

Treino secreto no Atlético-MG tem explicação. Jogador pode estrear em 2015

Giovanni Augusto pode ter a primeira chance em 2015 logo na final do Mineiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Giovanni Augusto pode ter a primeira chance em 2015 logo na final do Mineiro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/05/2015 19h40

No domingo o Atlético-MG precisa vencer para conquistar o Campeonato Mineiro pela 43ª vez na história. Como apenas um resultado interessa para ser campeão, o técnico Levir Culpi vai usar todos os recursos possíveis para superar a Caldense, que joga pelo empate. O primeiro deles foi esconder o time da imprensa no coletivo realizado nesta sexta-feira. Segurar os jornalistas por quase duas horas na entrada da Cidade do Galo tem uma explicação: Giovanni Augusto.

O UOL Esporte apurou que o meia começou o treino na equipe titular e está cotado para jogar a decisão deste domingo, às 16h, no Estádio Dilzon Melo. A presença de Giovanni Augusto entre os 11 foi uma das várias alternativas testas por Levir Culpi, que vai esperar até o último momento para definir a equipe, pois até mesmo o lateral direito Marcos Rocha pode começar o jogo como titular.

“Pode acontecer alguma novidade, mas quando não é treinado fica mais difícil. É importante uma ou duas substituições que normalmente não fazemos, serem treinadas, porque é possível durante o jogo”, comentou Levir Culpi, sem dar detalhes do que foi feito em campo.

Como Guilherme está fora da decisão, a ideia de Levir Culpi é escalar Giovanni Augusto e dificultar para o técnico Leonardo Condé, que mostrou grande conhecimento sobre como atua o Atlético, tanto que conseguiu segurar o time alvinegro no primeiro jogo da final. Caso confirme o meia, vai ser o primeiro jogo de Giovanni Augusto em 2015.

O meia não atua pelo Atlético desde 2011, quando perdeu espaço com o então técnico Dorival Júnior e acabou emprestado ao Grêmio Barueri. Depois de rodar por alguns clubes nas últimas temporadas, o jogador se destacou no Figueirense e acabou reintegrado ao elenco atleticano a pedido de Levir Culpi.

Porém, uma lesão no tornozelo esquerdo e uma ação judicial contra o Atlético impediram que Giovanni Augusto voltasse a jogar pelo clube. Mas como tudo está resolvido, tanto que o jogador vai retirar a ação contra o clube e assinar a renovação de contrato nesta segunda-feira, ele voltou aos planos do treinador e deve ser inscrito na Copa Libertadores.

Mas além de Giovanni Augusto, Levir aproveitou as quase duas horas de treino sem a presença da imprensa para testar algumas opções. Até mesmo um ataque formado por Jô e Lucas Pratto foi cogitado pelo próprio treinador. Tudo para surpreender a Caldense e confirmar a conquista de mais um título estadual.