Topo

Man. United 'contratou' Bale por pechincha, mas perdeu astro por picuinha

Gareth Bale em ação pelo Southampton em janeiro de 2007 - Getty Images
Gareth Bale em ação pelo Southampton em janeiro de 2007 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/05/2015 19h42

Gareth Bale no Manchester United por 10 milhões de libras (R$ 45 milhões). A notícia que hoje parece um absurdo - os Diabos Vermelhos estudam pagar dez vezes esse valor para tirar o camisa 11 do Real Madrid - ficou muito perto de se concretizar em 2007, quando o galês ainda com 17 anos era uma promessa do Southampton.

Segundo o jornal inglês The Telegraph, em janeiro de 2007 United e Southampton acertaram a transferência de Bale para Manchester por 10 milhões de libras. Como o jogador era muito jovem, ele ficaria emprestado até o final de seu contrato e só depois se juntaria ao grupo de Alex Ferguson, quem indicou a contratação.

Tudo se encaminhava para um 'final feliz', até que o presidente do Southampton, Rupert Lowe deixou o cargo por conta da má fase da equipe - então na segunda divisão da Inglaterra. Quem assumiu no lugar foi Michael Wilde, que não gostaria de transformar o clube em um simples vendedor de talentos e acabou optando por desfazer o acordo e segurar Bale.

A decisão de Wilde não foi uma unanimidade na cúpula da equipe, uma vez que Bale tinha apenas mais 18 meses de contrato e financeiramente o negócio com o United era vantajoso. O problema se agravou quando o galês se negou a renovar seu contrato e o clube se viu praticamente obrigado a vender sua promessa para sanear suas finanças.

Só que Ferguson havia se irritado com a postura da equipe na primeira negociação e já não queria mais saber de conversar com o Southampton, que acabou cedendo o futuro astro por 5 milhões de libras para o Tottenham (valor que subiria conforme a performance do jogador e nunca chegou aos 10 milhões de libras propostos pelo United). 

O jovem lateral esquerdo de 17 anos se transformaria em um ponta de 85 milhões de libras no Tottenham e um campeão da Liga dos Campeões no Real Madrid.

Oito anos depois, os Diabos Vermelhos voltam a se interessar na contratação de Bale, mas o negócio, se acontecer, não deve sair por menos de 100 milhões de libras (cerca de R$ 450 milhões).