Topo

Em Curitiba, torcedores pedem saída de Beto Richa e hostilizam PMs

Do UOL, em São Paulo

03/05/2015 20h46

Boa parte dos cerca de 25 mil torcedores que acompanharam a vitória de 3 a 0 do Operário de Ponta Grossa sobre o Coritiba, que rendeu o título paranaense à equipe do interior do Paraná, pediu a saída do governador Beto Richa (PSDB). O coro se deu pouco antes da execução do Hino Nacional Brasileiro.

Policiais militares também foram hostilizados pela principal torcida organizada do Coritiba. Antes do início da partida, a torcida estendeu uma faixa de apoio aos professores, que rapidamente foi retirada. Nela, havia a inscrição "todo apoio aos professores".
 
Na última quarta-feira, pelo menos 170 manifestantes ficaram feridos após a ação da Polícia Militar, que tentou impedir uma invasão da Assembleia Legislativa do Estado. A Secretaria de Segurança Pública do Paraná diz que pelo menos 20 policiais também ficaram feridos.
 
Cerca de 24 horas depois do confronto entre Polícia Militar e professores em Curitiba, o governador Beto Richa (PSDB) sancionou na  a lei que altera a previdência do funcionalismo público estadual.
 
No momento em que a matéria era votada e aprovada na Assembleia Legislativa na quarta-feira (29), a PM reprimiu com balas de borracha e bombas de efeito moral um protesto de professores no Centro Cívico, na capital paranaense.
 
Na partida deste domingo, a torcida do Operário comemorou um título inédito. O time venceu por 3 a 0 e conquistou o Campeonato Paranaense pela primeira vez em sua história.
 
Mesmo com mais de cem anos de fundação, o Operário não chegava à final do estadual desde o longínquo ano de 1962.
 
Apesar da espera, o título foi incontestável. A equipe já tinha a vantagem por ter vencido o primeiro jogo da decisão por 2 a 0, no Germano Krüger, no último domingo.