Topo

Números do campeão. Veja algumas curiosidades da campanha do Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Varginha (MG)

03/05/2015 19h29

O gol de Jô, aos 33 minutos do segundo tempo, garantiu ao Atlético-MG o 43º título estadual na história do clube. A campanha alvinegra foi marcada por altos e baixos. Depois de um início muito bom, com três vitórias, o clube perdeu para o América-MG e só voltou a ter a melhor campanha com o triunfo deste domingo, em Varginha.

Além do título, a vitória por 2 a 1 confirmou o Atlético como a equipe de melhor campanha no Campeonato Mineiro de 2015. Em 15 partidas foram nove vitórias, com três empates e três derrotas. O ataque alvinegro marcou 25 vezes, enquanto a defesa sofreu dez gols. O time comandado por Levir Culpi terminou com 66% de aproveitamento.

Veja abaixo alguns números que ilustram a campanha do Atlético.

32 Jogadores usados por Levir Culpi. O goleiro Victor foi quem mais jogou, com 15 partidas. Eduardo, Lucas Cândido, André, Pierre, Tiago e Giovanni Augusto atuaram apenas uma vez cada.

14 Partidas disputaram o zagueiro Jemerson, o meia Luan e o atacante Carlos. Entre os jogadores de linha, foram os que mais jogaram, pois ficaram fora somente do clássico com o América-MG.

1350 Minutos ficou Victor em campo sem os acréscimos. O único que esteve em todos os jogos e durante todo o tempo.

0 Substituições. Além de Victor, o zagueiro Jemerson e o meia Luan também não foram substituídos uma vez sequer. Atuaram por 1.260 minutos, sem os acréscimos.

13 Minutos atuou o volante Eduardo no Estadual. Ele entrou em campo aos 38 do segundo tempo na vitória com o Cruzeiro. Mesmo com os seis minutos de acréscimos ele terminou a competição como o atleticano com menos tempo em campo.

4 Cartões amarelos recebeu o meia Dátolo. Foi o único jogador do Atlético suspenso em função dos amarelos.

1 Cartão vermelho recebeu Leandro Donizete e também o zagueiro Leonardo Silva, os únicos jogadores expulsos do Atlético no Campeonato Mineiro.

6 Gols marcou Lucas Pratto, o artilheiro do Atlético no Mineiro. O atacante disputou 10 partidas. Luan foi o vice artilheiro, com cinco gols.

9 Vitórias teve o Atlético, o time que mais venceu na edição 2015. Com o triunfo na final, a equipe alvinegra terminou a competição com o título e a melhor campanha.

2 Rodadas foi o tempo que o Atlético permaneceu na liderança da competição. Foram mais quatro rodadas em segundo e outras quatro em terceiro. Apenas uma vez o time ficou na quarta colocação.

253 Mil torcedores compraram ingressos para as 15 partidas do Atlético no Campeonato Mineiro. Uma média de 16.867 pagantes por partida.

R$ 9,7 Milhões é o valor total das rendas das 15 partidas do Atlético. Como mandante o clube faturou R$ 4,5 milhões.