Topo

10+ Estaduais: decisões tem 'Fora Beto Richa', barbárie e funk do Robinho

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 06h00

O domingo foi de muito futebol pelo Brasil. E não faltaram histórias nas decisões dos campeonatos estaduais. Por um lado, barbárie nos estádios de Copa do Mundo: briga de torcidas, quebra-quebra, invasão de campo e bombas de gás lançadas pelas PM's. Do outro, Robinho improvisou o funk da vitória, Jô desencantou após mais de um ano e o Bahia se recuperou da derrota da Copa do Nordeste com goleada histórica.

Mas ainda teve "Fora Beto Richa" no Couto Pereira e festa de Eurico Miranda e Doriva com o Vasco no Rio de Janeiro. O UOL Esporte preparou as 10 melhores histórias das decisões dos estaduais para você não perder o que houve de melhor ( e de pior) no fim de semana do futebol brasileiro.

1 - Funk do Robinho: parte 2

Durante a semana que precedeu o jogo decisivo do Campeonato Paulista, muito se falou sobre o funk do Robinho, em que o atacante prometia vitória e título santista na Vila Belmiro nesse domingo.

Dito e feito. Após conquistar seu primeiro título no sagrado estádio santistas, Robinho fez mais um funk. Dessa vez, o eterno rei das pedaladas improvisou ao vivo e mandou até recado para os rivais Palmeiras, São Paulo e Corinthians.

2- Dudu pode levar ‘gancho’

Dudu foi a principal contratação do Palmeiras para a temporada. Mas deve querer se esquecer de sua primeira decisão com a camisa alviverde. No jogo de volta da final do Campeonato Paulista, o camisa 7 foi expulso, prejudicou o Palmeiras e ainda pode pegar gancho pesado.

Isso porque o árbitro Guilherme Ceretta de Lima relatou na súmula o empurrão que levou do atacante nas costas e os palavrões proferidos por Dudu após ser expulso. Além do cartão vermelho na Vila Belmiro, o atacante havia perdido pênalti no primeiro jogo no Allianz Parque.

3 - “Fora Beto Richa”

Boa parte dos cerca de 25 mil torcedores que acompanharam a vitória do Operário sobre o Coritiba pediu a saída do governador Beto Richa (PSDB). O coro aconteceu por causa da repressão da Polícia Militar do Paraná, que também foi alvo dos gritos de protesto, aos professores em greve no estado.

Com a bola rolando, o Operário de Ponta Grossa venceu por 3 a 0 em pleno Couto Pereira e conquistou seu primeiro título paranaense na história.

4 – Doriva histórico no RJ e em SP

Doriva fala com o Renê Simões durante o jogo Vasco e Botafogo, na final do Carioca - Marcelo Sadio/Vasco - Marcelo Sadio/Vasco
Imagem: Marcelo Sadio/Vasco
 

Ninguém jamais foi campeão paulista seguido de título carioca. Não antes dele. Ao alcançar o feito, Doriva entrou para a história do futebol nacional logo em seu segundo ano como técnico profissional.

O treinador comandou o Ituano no título paulista de 2014, contra o Santos, e tirou o Vasco da fila de 12 anos sem título carioca em 2015. Doriva tem contrato no Vasco somente até o fim do ano, mas Eurico Miranda já adiantou que pretende manter o treinador à frente do Cruzmaltino.

5 - Eurico Miranda: charuto e ‘casaca’

O Vasco voltou a ser campeão estadual após 12 anos. E Eurico Miranda roubou a cena. O polêmico cartola foi quem comandou a festa do título Cruzmaltino no palco montado no gramado no Maracanã.

Com charuto na boca e aos gritos de ‘casaca’, tradicional canto vascaíno, Eurico fez questão de entregar a taça do Campeonato Carioca para o capitão Guiñazu e comandou a festa do fim do jejum.

6 - Guerra de cadeiras no RS

 

 

Dentro de campo, 2 a 1 para o Inter e título Colorado. Nas arquibancadas, cenas lamentáveis. Após a derrota para o arquirrival, gremistas quebraram cadeiras do Beira-Rio e arremessaram-nas em direção dos colorados.

Após intervenção da Polícia Militar, que se valeu de bombas de gás e efeito moral, a confusão terminou. Mas ficou o prejuízo de R$ 50 mil reais para o Grêmio. Lamentável.

7 - Briga generalizada no CE

Lamentável. Assim também pode ser definido o desfecho do Campeonato Cearense, que terminou com confusão generalizada após o Fortaleza sagrar-se campeão depois de cinco anos de jejum estadual.

Após empatarem em 2 x 2, Ceará e Fortaleza viram suas torcidas brigarem, invadirem o gramado do Castelão e promoverem um quebra-quebra generalizado. A semana do futebol cearense, que protagonizou cenas emocionantes no título do Ceará da Copa do Nordeste merecia ter terminado melhor.

8 - Goleada histórica do Bahia

Em intervalo de pouco mais de uma semana, o Bahia caiu duas vezes para o Ceará, perdendo a final da Copa do Nordeste, e ainda foi derrotado por 3 x 0 para o Vitória da Conquista no jogo de ida da decisão do Campeonato Baiano.

A missão do jogo de volta, na Fonte Nova, era vencer por pelo menos três gols de diferença. Impossível? Não para o Bahia, que meteu 6 a 0 no Conquista e reverteu a desvantagem de forma história.

9 - Jô vai às redes após mais de 1 ano

Mais de um ano. Foi quanto o atacante Jô demorou para voltar a balançar as redes. E virou herói. Jô marcou o segundo gol do Atlético-MG na vitória sobre a Caldense, em Varginha, que deu o título estadual ao Galo.

Após a partida, o atacante ofereceu o gol ao filho, que está internado em hospital. O último gol de Jô havia sido na primeira fase da Libertadores 2014, há um ano e 21 dias.

10 - Palmeiras chega atrasado

O Palmeiras não perdeu somente o título paulista nos pênaltis contra o Santos após empate de 2 a 2 no tempo regulamentar. Perdeu também o início do hino nacional antes da final.

Como se nada estivesse acontecendo, os jogadores entraram em campo, saudaram a torcida e se perfilaram juntos aos atletas do Santos, quando a execução do hino já estava quase no fim.