Topo

Chefe de delegação na Copa América, João Dória falou mal de Dunga em 2010

Santista, João Dória criticou Dunga em 2010 pela não convocação de Neymar e Ganso - Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo
Santista, João Dória criticou Dunga em 2010 pela não convocação de Neymar e Ganso Imagem: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/05/2015 16h49

João Dória Jr. foi anunciado, nesta segunda-feira, como chefe de delegação da seleção brasileira na Copa América. Isso significa que ele estará ao lado da equipe e da comissão técnica ao longo de toda a passagem do time pelo Chile. Santista fanático, o jornalista e empresário já foi um crítico contumaz de Dunga, com quem terá de trabalhar em 2015.

Reprodução do tweet de João Dória jr., chefe da delegação da seleção em 2015 que criticou Dunga no Twitter em 2010 - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Reprodução do tweet de João Dória em 10
Imagem: Reprodução/Twitter

“Dunga é teimoso. Perdeu a chance de ter dois craques na seleção: Ganso e Neymar. E convocar Grafite?”, questionou Dória em sua conta de Twitter em maio de 2010, logo após a convocação para a Copa do Mundo daquele ano. “Dunga volta para o Brasil e vai montar uma consultoria com Sebastião Lazaronni”, completou o apresentador em julho, após a eliminação para a Holanda, lembrando o técnico da Copa de 1990, que teve a carreira marcada pelo fracasso no Mundial.

Em 2010, diga-se, Dória não foi o único a criticar Dunga. Técnico da seleção de 2006 até a Copa disputada na África do Sul, o capitão do tetra fechou sua convocação nos jogadores com quem já havia trabalhado ao longo de todo o ciclo. Por esse critério, deixou de fora Neymar e Ganso, destaques do Santos naquele primeiro semestre em que o clube da Vila impressionou no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil.

Depois da eliminação traumática diante da Holanda, Dunga foi demitido com a promessa de que a seleção faria uma renovação. Em sua primeira convocação, Mano Menezes colocou Neymar e Ganso entre os titulares e fez uma estreia elogiável, com bom futebol e vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos, fora de casa. Mais uma vez, Dória alfinetou Dunga.

“Seleção jovem [e] alegre, do jeito do Brasil. Vitória bonita contra os EUA. Ponto para Mano Menezes, Neymar e Pato. Dunga deve ter ficado de mau humor”, disse Dória à época.

As críticas foram postadas na conta oficial de Dória, que foi convidado pelo presidente da CBF, Marco Polo del Nero, para chefiar a delegação brasileira no Chile. Hoje em dia, o cargo político serve como uma forma dos cartolas afagarem pessoas importantes para a entidade. Ex-apresentador do programa “Aprendiz”, da Record, Dória é presidente do grupo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), que reúne empresas de diferentes segmentos da economia.