Topo

Gerente de futebol do Cruzeiro antecipa ida a São Paulo por Lucas Lima

Lucas Lima é o sonho da diretoria do Cruzeiro para a sequência da Copa Libertadores da América - Ricardo Nogueira/Folhapress
Lucas Lima é o sonho da diretoria do Cruzeiro para a sequência da Copa Libertadores da América Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

04/05/2015 11h09

O sonho do Cruzeiro de contar com Lucas Lima nas oitavas de final da Copa Libertadores da América pode se tornar real. O gerente de futebol Valdir Barbosa viajou para São Paulo neste domingo para se reunir com Renato Duprat, diretor da Doyen Sports, detentora de 80% dos direitos econômicos do meia-atacante, a fim de encontrar uma forma de tirá-lo do Santos, com quem tem contrato até 2017.

A intenção do bicampeão brasileiro é adquirir pelo menos 50% dos direitos econômicos do apoiador de 24 anos. O clube conta com o auxílio de um investidor e o apoio da Doyen Sports nesta operação.

O prazo para que o Cruzeiro contrate o jogador é a tarde desta segunda-feira, já que ele precisa aparecer entre os 30 inscritos para a atual fase da Libertadores até 48 horas antes da partida de ida contra o São Paulo, marcada para quarta-feira, no Morumbi. A parte mais difícil da tratativa é alcançar o valor pretendido pelo Santos, dono de 10% dos direitos econômicos do atleta.

As partes envolvidas evitam se pronunciar sobre o montante. Os mineiros, entretanto, preparam uma oferta de cerca de 8 milhões de euros (R$ 27,46 milhões na cotação atual) para que haja a liberação dos paulistas.

Lucas Lima é o sonho do presidente Gilvan de Pinho Tavares. Em conversas informais com a imprensa, o mandatário não esconde que o seu desejo é contar com o meia-atacante no setor de criação do Cruzeiro. E o desejo nunca esteve tão próximo de acontecer.

Vale ressaltar que Edson Khodor, empresário e dono de 10% dos direitos do atleta, revelou recentemente a existência de um acordo com a diretoria do Santos para que o apoiador fosse negociado somente a partir de agosto, durante a janela de transferências europeia. Com multa rescisória de 60 milhões de euros, o jogador esteve na mira do Porto, de Portugal.

“Há um acordo para que ele deixe o clube somente a partir do dia 1º de agosto. Não quer dizer que isso acontecerá a partir desta data, mas é uma conversa que tivemos com a diretoria do Santos no início do ano, quando tivemos algumas propostas e optamos pela permanência. Não tem nada a ver”, afirmou ao UOL Esporte, na semana passada.