Topo

Grêmio desiste de Braian Rodríguez e centroavante abre lista de reforços

O Grêmio perdeu a paciência e não espera mais por Braian. Centroavante na mira - Lucas Uebel/Grêmio Divulgação
O Grêmio perdeu a paciência e não espera mais por Braian. Centroavante na mira Imagem: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/05/2015 12h00

O Grêmio cansou de esperar uma boa atuação de Braian Rodríguez. O uruguaio contratado por empréstimo de dois anos não tem agradado nas oportunidades que recebe do técnico Luiz Felipe Scolari. Por isso, o primeiro e principal algo para reforçar o elenco após a derrota na final do Gauchão é exatamente um homem de frente. 

Depois de fracassar na investida por Ricardo Oliveira, um dos nomes que constam na lista do Tricolor é Alecsandro, do Flamengo. O centroavante, campeão da Libertadores de 2010 pelo Internacional, é apreciado em Porto Alegre. Mas tem contrato até o fim do ano e situação regular no Rio de Janeiro. Dificilmente deixaria o clube carioca sem um investimento interessante. 
 
E é exatamente o que o Grêmio não vai fazer. A principal premissa para chegada de jogadores é não abrir mão do patamar financeiro estabelecido no começo deste ano. 
 
"A direção trabalha e constrói neste sentido. Teremos reforços, sim. Sabemos o que queremos e onde precisamos. Temos um banco de dados muito confortável para reforçar o plantel. Jogadores que tenham personalidade e sejam acessíveis", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior. 
 
A lista de possíveis alvos do Grêmio também traz opções para lateral direita. É a segunda vaga mais carente do grupo. Matías Rodríguez não deve ter vínculo renovado, Galhardo não aprovou e pode até ter empréstimo repassado a outro clube. Restaria apenas Raul, que jamais disputou um jogo no profissional. 
 
"Temos jogadores, e vários, que estão no hall de possibilidades. Essas coisas são imponderáveis. Temos várias opções", explicou o mandatário. Na lateral, Lucas Ramon, do Londrina, é o alvo primário. 
 
Mas fato é que o Grêmio desistiu de Braian Rodríguez. Após 12 jogos e apenas um gol com a camisa tricolor, além de uma série de oportunidades claras desperdiçadas, o uruguaio já não tem o mesmo status de antigamente. 
 
"Não se pode insistir com o que não está dando certo. Se tivermos certeza que podemos dar as respostas, vamos em busca de soluções. É exatamente isso que estou tentando dizer", afirmou Bolzan.
 
O Grêmio se reapresenta na terça-feira. O próximo compromisso será apenas no domingo, em estreia pelo Campeonato Brasileiro. 
 
Confira as demais respostas da coletiva do presidente do Grêmio: 
 
REFORMULAÇÃO DO PLANTEL
Fortalecimento do plantel dentro de um planejamento muito claro. Saímos de uma situação de derrubada, reconstruímos o plantel. Chegamos a uma final, e vamos continuar o projeto. Buscar jogadores com vinculação ao conteúdo do projeto. Tocar para frente como construímos desde o começo.
 
POSIÇÕES PARA REFORÇOS
Vamos voltar a conversar na semana que vem. Sobre a derrota, onde há muitas feridas, pode passar a impressão que estamos responsabilizando alguém.
 
PERFIL DE REFORÇOS
Sem abrir mão da construção que fizemos desde o começo do ano, equilíbrio financeiro. Vamos reforçar sim. Não posso dizer onde, porque poderíamos parecer responsabilizando jogadores. Mas o Grêmio terá reforços pontuais, faremos este tipo de busca.
 
CRISTIAN RODRÍGUEZ
Temos que ter um diagnóstico médico. Temos que saber exatamente o que está acontecendo com ele. Isso incomoda a vocês e a nós. Queremos respostas. Temos que ter um diagnóstico neste sentido. Ele estava recuperado, treinou, e sentiu novamente. Foi poupado. Espero que nesta segunda-feira tenhamos algo mais claro em relação a este jogador.