Topo

Conhece Fabinho, lateral direito de Dunga? Ele já jogou até no Real Madrid

Fabinho, lateral direito do Monaco - Michel Euler/AP Photo - Michel Euler/AP Photo
Fabinho, lateral direito do Monaco, foi convocado por Dunga pela terceira vez
Imagem: Michel Euler/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

05/05/2015 13h50

Da Copa São Paulo de Futebol Júnior à Copa América, do Paulínia à seleção brasileira. Tudo isso em apenas quatro anos. A trajetória de Fabinho ainda conta com uma breve passagem pelo Real Madrid e pelas categorias de base do Fluminense. Nesta terça-feira, o lateral direito do Monaco foi convocado pela terceira vez por Dunga e defenderá o Brasil na primeira competição oficial após a Copa do Mundo.

Nascido em Campinas, Fabinho atravessa, aos 21 anos, a melhor fase da carreira. Titular do Monaco, o lateral ajudou o time francês a alcançar números expressivos na temporada 2014-15. A equipe é dona da melhor defesa da Liga dos Campeões. Eliminado nas quartas de final, pela Juventus, o Monaco sofreu apenas cinco gols em dez partidas.

No Campeonato Francês, a história se repetiu -- com Fabinho na linha defensiva, o time foi vazado 24 vezes em 35 partidas. A boa performance levou o Monaco à terceira posição do torneio, praticamente assegurando uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

Engana-se, porém, quem pensa que Fabinho é um lateral defensivo. Contra o Zenit, na última partida da fase de grupos da Liga dos Campeões, o jogador foi ao ataque e garantiu a vitória francesa por 2 a 0. No lance, encarou três marcadores, recebeu na frente e finalizou bem para o gol.

"Desde sempre eu gostei de chutar bastante. Gosto de chutar de fora da área, cruzado. Aproveito a movimentação que o meia leva o marcador e eu apareço livre", disse Fabinho em entrevista ao SporTV, após a convocação desta terça-feira.

Carreira lá fora

Em junho de 2012, ainda sem entrar em campo pelo time principal do Fluminense, Fabinho, que chegou ao clube carioca em abril de 2011, foi negociado com o Rio Ave. A equipe portuguesa, em seguida, o emprestou para o Real Madrid. Na Espanha, defendeu o clube merengue por 76 minutos, diante do Malaga, na 36ª rodada do Campeonato Espanhol da temporada 2012-2013.

Na janela de transferências, acertou com o Monaco. Na França, conseguiu se firmar como titular. No primeiro ano, disputou 31 jogos. Na atua temporada, Fabinho já entrou em campo em 50 oportunidades.

"Hoje está se tornando mais comum (jogadores que não atuaram ou atuaram pouco no Brasil serem convocados). Isso acontece porque tem muitos olheiros vendo o nosso trabalho", afirmou o lateral direito.

Fabinho completará 22 anos no dia 23 de outubro e mantém as chances de disputar a Olimpíada do Rio. O jogador foi convocado por Gallo no ano passado, para três amistosos. Titular em duas partidas, foi chamado pela primeira vez por Dunga, após o corte de Maicon, por indisciplina.

Em março deste ano, o lateral direito fez parte, pela primeira vez, da lista inicial de Dunga. Nas vitórias sobre França e Chile, ficou no banco de reservas e viu Danilo ser titular da equipe. 

"No tempo em que estive com o Dunga, sobretudo nesta segunda fez, percebi que o ambiente é muito bom, os jogadores se entendem muito bem com a comissão. Os treinos foram muitos bons e o resultado do trabalho está sendo bom. Tem semelhanças nas duas seleções. As duas têm bastante talento ofensivo, os dois técnicos procuram aproveitar bem esses talentos", ressaltou Fabinho em entrevista à rádio Jovem Pan