Topo

Medo de mais expulsões fez Tite dar pelo menos duas broncas em Sheik

Suspenso, Sheik não atua no Paraguai e aguarda julgamento - Ricardo Nogueira/Folhapress
Suspenso, Sheik não atua no Paraguai e aguarda julgamento Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

05/05/2015 16h18

Evitar cartões vermelhos é uma das principais preocupações do Corinthians para enfrentar o Guaraní-PAR na quarta-feira, em Assunção. Antes de viajar ao Paraguai na noite de segunda, Tite tomou algumas providências para impedir que o time corintiano continue a jogar com inferioridade numérica. São seis expulsões em 2015, quatro delas pela Copa Libertadores. 

Ainda no vestiário do Morumbi, depois da derrota para o São Paulo na quarta-feira retrasada, Tite chamou a atenção de Emerson Sheik de maneira veemente. A ponto de impressionar jogadores e integrantes da comissão técnica que estavam por perto, inclusive.  É por esse cartão que Sheik ainda deve receber ao menos três jogos de suspensão da Conmebol. 

O primeiro revés corintiano em jogos oficiais na temporada aconteceu depois de Emerson ser expulso por Sandro Meira Ricci, aos 18min. No lance, ele reagiu a um pisão sem bola e deixou o pé para que Toloi tropeçasse. O árbitro expulsou somente Sheik. O São Paulo venceu por 2 a 0. 

Na segunda-feira, Tite contou em entrevista coletiva que também repreendeu, em reunião particular, todos os jogadores que receberam cartão vermelho em 2015. O treinador convocou Guerrero, Cássio, Gil, Fábio Santos e ainda Sheik e Mendoza, ambos expulsos contra o São Paulo. No encontro, ele ainda pediu que todos levassem ao elenco as orientações recebidas. O experiente zagueiro Edu Dracena também estava presente nesse encontro e ganhou a mesma incumbência. 

As reações do treinador, de certa forma, são uma resposta às críticas que voltou a receber no retorno ao Corinthians por falta de um suposto pulso firme com o jogador. Dentro do clube, há quem chame o atacante de "filho do Tite" pelo tratamento protetor que foi dispensado em alguns momentos. Mas, em fevereiro, Emerson acabou cortado de viagem à Argentina para enfrentar o San Lorenzo-ARG por não possuir a condição física ideal. Internamente, a atitude foi vista como um recado, até porque Sheik tinha pelo menos três atrasos a treinamentos.

O número de cartões vermelhos somados até o fim de abril é muito desproporcional para os padrões de disciplina pregados por Tite. Em 2012 e 2013, por exemplo, o Corinthians teve as mesmas seis expulsões recebidas ao longo de toda a temporada. Em ambos os anos, curiosamente, Sheik foi o campeão com quatro desses vermelhos. O mais marcante deles na eliminação da Copa do Brasil 2013 contra o Grêmio.