Topo

Neymar vive auge na Europa após 'faixa' e testa liderança na Copa América

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/05/2015 18h00

Neymar será, mais uma vez, o grande nome da seleção brasileira em uma competição. Com a confirmação da lista de convocados por Dunga na manhã desta terça-feira, o jogador do Barcelona surge como destaque da equipe para a Copa América. E desta vez em uma situação diferente: o atacante carregará a braçadeira de capitão pela primeira vez em um torneio oficial.

Com a faixa no braço desde o início da nova “era Dunga”, Neymar testará sua liderança na disputa no Chile, a partir de 14 de junho. E o camisa 10 da seleção parece não ter motivos para temer a missão. Principalmente se for levado em conta o momento atual do jogador.

“Desde que ele virou capitão, houve uma grande evolução. Isso se deve à maturidade que ele vem tendo, tanto na seleção quanto no Barcelona, e sua habilidade de driblar os desafios. Esperamos que ele siga assim”, ressaltou o técnico da seleção brasileira, Dunga.

E os números ratificam o discurso do treinador. Desde que assumiu a braçadeira – setembro de 2014 –, Neymar aumentou sua produção na seleção e, principalmente, no Barcelona. Com 33 gols em 43 jogos pela equipe catalã, o atacante vive seu auge desde que chegou à Europa.

Pela seleção, são oito gols em oito jogos desde então. Com uma média de 0,8 gol por partida, o retrospecto fica abaixo apenas da temporada 2012, quando fez 43 gols e 47 oportunidades pelo Santos.

E tal média ainda pode aumentar antes da Copa América. Envolvido nas disputas de Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei, Neymar terá pelo menos seis jogos – sete, em caso de classificação para decisão da Liga – para confirmar a boa fase.

O capitão e líder da equipe de Dunga ainda não sabe a data que irá se juntar aos companheiros da seleção brasileira. Por conta da possibilidade de disputar a final da Liga dos Campeões no dia 6 de junho, Neymar não tem presença confirmada na apresentação do dia 1º, na Granja Comary, em Teresópolis.

Confira a lista completa de convocados para a Copa América: