Topo

Novo titular do Cruzeiro já viajou 2 dias de ônibus para ajudar família

Manoel recebe oportunidade de Marcelo Oliveira e será titular do Cruzeiro na Copa Libertadores da América - Douglas Magno/AFP
Manoel recebe oportunidade de Marcelo Oliveira e será titular do Cruzeiro na Copa Libertadores da América Imagem: Douglas Magno/AFP

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/05/2015 06h10

O Cruzeiro tem um novo titular na zaga. Manoel se aproveitou das recentes falhas de Paulo André e assumiu a posição para jogar ao lado de Léo. O novo queridinho de Marcelo Oliveira entra com uma virtude: a persistência. O que ilustra esta característica do defensor é uma história protagonizada por ele quando estava prestes a se profissionalizar no Atlético-PR, em 2009.

Controlado financeiramente, o atleta não tinha um bom salário no CT do Caju, o que fez com que ele economizasse quase tudo o que recebeu para levar aos familiares no interior do Maranhão.

A contenção nos gastos obrigou o zagueiro a viajar de ônibus de Curitiba, onde chegou aos 15 anos, a Bacabal, no interior do Maranhão. A ida de automóvel pelo caminho de aproximadamente três mil quilômetros tem duração de dois dias e seis horas, com passagens por São Paulo e São Luís, capital do estado.

Neco Cirne, empresário de Manoel, conta a história com bastante bom humor e relembra que o atleta ainda sofre com medo de avião, embora a opção à época tenha ocorrido devido ao desejo de moderar as finanças.

“Tem um caso dele que quase ninguém sabe. Uma vez, no Atlético-PR, pouco antes de chegar ao profissional, ele deixou Curitiba de ônibus e foi a Bacabal. É longe para caramba. Você não acredita. Mas ele fez tudo isso para economizar o dinheiro e levar à família. É um garoto muito centrado”, afirmou ao UOL Esporte.

“Ele tem medo de avião ainda. É só entrar em um avião que ele começa a suar (risos). Mas não tem muito a ver com esse caso, porque era mais para economizar mesmo e ajudar a família. É um menino muito legal”, acrescentou.

O glamour do futebol demorou a alcançar a carreira de Manoel. No início como profissional no Atlético-PR, o defensor não teve o contrato renovado pelos presidentes Marcos Malucelli e Mário Celso Petraglia, o que obrigou o agente a ajudá-lo financeiramente.

“Eu contribuía (financeiramente na vida dele), algo que é normal no início de carreira dos atletas. Ele não tinha um salário tão bom, tinha acabado de subir ao profissional. Então é normal que eu ajudasse”, concluiu Neco Cirne.

Nesta quarta-feira, diante do São Paulo, no Morumbi, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, Manoel terá a oportunidade de se firmar como novo titular do Cruzeiro. Ele substituirá Paulo André e formará o sistema defensivo ao lado de Mayke, Léo e Eugenio Mena.