Topo

Robinho retoma prestígio com Dunga e vira referência em 4º ciclo na seleção

Robinho chegará à marca de 100 partidas pela seleção brasileira - Dylan Martinez/Reuters
Robinho chegará à marca de 100 partidas pela seleção brasileira Imagem: Dylan Martinez/Reuters

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/05/2015 15h49

Sem maiores surpresas, a lista divulgada por Dunga para a Copa América trouxe poucas novidades. Um dos destaques da relação apresentada na manhã desta terça-feira, na sede da CBF, foi o nome de Robinho. Campeão do torneio com o treinador em 2007, o atacante do Santos surge como uma das referências da equipe em seu quarto ciclo com a camisa amarela.

Entre idas e vindas, Robinho se acostumou a marcar presença nas convocações a partir de 2005. Hoje, com 31 anos, é o segundo atleta mais velho da equipe – atrás apenas do goleiro Jefferson (32) – e assume papel fundamental para Dunga.

"Agora é um pouco diferente de 2007. Ele tem uma responsabilidade maior de passar experiência para os mais jovens", comentou o treinador.

"Precisamos de um nome como ele. É importante ter referências no grupo. Isso sem falar na qualidade técnica", endossou o coordenador técnico da seleção, Gilmar Rinaldi.

Com participação nos ciclos da Copa de 2006 e 2010, Robinho também fez parte do grupo que iniciou o trabalho para 2014, ainda com Mano Menezes, após o Mundial da África do Sul. No entanto, acabou "esquecido" e só retornou dois anos depois com Felipão para dois amistosos.

Fora do torneio no Brasil, ele carimbou sua volta com Dunga em março deste ano, para os amistosos contra França e Chile.

Após conquistar o treinador, ele garante saber o que precisa ser feito para reconquistar a torcida na Copa América. "A gente tem que ganhar e convencer. Só vamos resgatar o carinho do torcedor jogando bem", disse, em entrevista à TV Globo.

Robinho se apresenta ao técnico Dunga no dia 1º de junho, na Granja Comary, em Teresópolis. Após uma semana de treinos na serra fluminense, ele e a seleção seguem para São Paulo, onde encaram o México no dia 7, e depois para Porto Alegre, local do amistoso do dia 10 contra Honduras. No dia 12, a delegação embarca para Temuco, no Chile, onde estreia conta o Peru na Copa América, no dia 14.