Topo

Xodó gremista volta após novo empréstimo 'sem brilho' e tem futuro incerto

Maxi Rodríguez volta ao Grêmio e não sabe onde disputara o resto da temporada - Vinícius Costa/ Agência Preview
Maxi Rodríguez volta ao Grêmio e não sabe onde disputara o resto da temporada Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/05/2015 06h00

Maxi Rodríguez disputou poucos jogos no Grêmio, mas de cara ganhou a torcida. O uruguaio de 22 anos virou 'xodó' dos aficionados gaúchos, só não teve o mesmo respaldo dos treinadores que passaram pelo reservado tricolor. Pouco utilizado por Renato Gaúcho e Enderson Moreira, ele esteve no Vasco no segundo semestre de 2014, na Universidad de Chile no primeiro deste ano, e vê novo período fora se encerrar. À espera de uma proposta de compra, o regresso a Porto Alegre acontecerá nesta semana e o futuro ainda é uma incógnita.

Não houve oferta ou sinalização do cumprimento da cláusula de compra previsto em seu contrato com os chilenos. Lá ele foi titular do time e conquistou o técnico Martín Lazarte. "A permanência dele [Maxi] é uma das prioridades para a próxima temporada", disse o técnico em entrevista coletiva após o último jogo da temporada, ocorrido no domingo. 
 
Porém o resultado de La U não foi bom. Eliminados na fase de grupos da Libertadores e classificados em sétimo no nacional, o desempenho não respalda em nada a base do elenco já montada. 
 
De qualquer forma, a sinalização é positiva, mesmo que não oficial. A direção do Grêmio ou o empresário que trabalha com Maxi no Brasil não confirmam oferta concreta dos chilenos. 
 
"Termina o período de empréstimo e ele se reapresenta em Porto Alegre. Não temos sinalização alguma da equipe de lá", garantiu o presidente gremista Romildo Bolzan Júnior. "Ele foi bem no Chile. Não há nada de oficial, mas estamos esperando. Eles conversaram conosco, elogiaram muito ele. Acho que farão uma proposta, ou cumprirão a cláusula de compra prevista no contrato", explicou o empresário Walter Cirne. 
 
Com 22 anos, Maxi Rodíguez tem contrato com o Grêmio até maio de 2017. Chegou em 2013 com status de ter sido melhor jogador do último Campeonato Uruguaio pelo Montevidéu Wnderes. Mas jamais se firmou. Pouco utilizado por Renato Gaúcho, que cobrava uma melhora física dele, reserva com Enderson Moreira, que alegava desobediência tática, ele foi cedido ao Vasco, onde atuou regularmente. E agora regressa da Universidad de Chile. 
 
Vestindo azul, branco e preto disputou 40 jogos e marcou 6 gols. No Vasco foram 21 jogos e 2 gols. Na Universidad de Chile mais 17 partidas e 2 gols marcados. Se voltar, será avaliado por Luiz Felipe Scolari, com quem nem chegou a trabalhar no ano passado.