Topo

Palmeiras tentará mostrar no TJD que Dudu não agrediu árbitro da final

Pedro Lopes e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 12h07

O Palmeiras pode ter problemas por conta de atitudes de alguns integrantes da equipe na final do Paulistão. Dudu, Valdivia, Victor Ramos e Oswaldo de Oliveira foram denunciados pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP). O julgamento está marcado para a próxima segunda-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, às 16h.

A denúncia foi oferecida pelo procurador Wilson Marqueti Júnior, indicado por Antônio Carlos Meccia. O pior caso é o de Dudu, denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 254-A (por praticar agressão física contra o árbitro, pena mínima de 180 dias), 243-F (ofensa ao árbitro, que prevê suspensão de 15 a 90 dias ou um a seis jogos) e 250 (ato hostil, pena de 15 a 60 dias ou uma a três partidas).

Somadas as penas máximas dos três artigos, Dudu poderia pegar 330 dias de gancho. Se ele for punido, o Palmeiras pode recorrer da decisão. Caso a punição seja modificada para número de jogos, o atleta terá de cumprir a pena no Campeonato Paulista 2016. Nesse caso, o atleta ficaria fora de, no máximo. nove jogos. O alviverde usará como defesa a tese de que não houve agressão, mas sim um ato hostil.

"A primeira coisa é que não ocorreu agressão. O código é claro ao relatar o que é agressão: socos, cotoveladas; e ato hostil: empurrões, etc. O que o Dudu fez foi hostilidade, é digno de punição,sem dúvida, mas não dentro do 254-A, um dos artigos mais rigorosos do CBJD. A defesa vai trabalhar isso, desclassificação da agressão para o ato hostil. Dudu tem um histórico bom, não é reincidente, isso pode ajudar no julgamento", afirmou André Sica, advogado do Palmeiras.

O meia-atacante do Palmeiras foi expulso ainda no primeiro tempo da decisão do Campeonato Paulista após trocar empurrões com Geuvânio. Expulso de campo, Dudu acertou o árbitro Guilherme Ceretta de Lima pelas costas. O juiz relatou na súmula da partida.

Já Oswaldo de Oliveira, que invadiu o campo ao término da etapa inicial do primeiro jogo da decisão, foi denunciado no artigo 243-F, o mesmo de Valdivia (o chileno xingou o juiz Vinícius Furlan na partida de ida da final). Se punidos, eles podem pegar até seis jogos de gancho. 

"Em relação ao Oswaldo, a ofensa moral não se configurou de forma alguma, sequer houve relato de qualquer palavra proferia pelo Oswaldo. Ele apenas entrou no campo para tirar os jogadores, e não se dirigiu desrespeitosamente ao arbitro. Naturalmente, vamos tentar absolver, se não conseguirmos, desclassificar para um artigo mais brando", explicou Sica "A questão do Valdivia é um pouco mais delicada, houve relatos de xingamentos, mas a capitulação no art. 243-F é errada. Não pode dizer que as palavras proferidas pelo atleta ofenderam o árbitro moralmente. O árbitro não saiu dali para o psicológo, não ficou moralmente abatido. A defesa vai desqualificar do art. para o 258 que fala de desrespeito à arbitragem. Aí pode ter uma pena bem inferior"

O zagueiro Victor Ramos, expulso de campo no segundo tempo do jogo contra o Santos, também foi citado, no artigo 254, por jogada violenta. A tendência é que o jogador seja punido por apenas uma partida. Nesse caso, o alviverde vai tentar uma absolvição, fundamentada no fato de que o primeiro cartão amarelo não teria sido merecido.

O Palmeiras também pode ser punido por ter entrado em campo atrasado na decisão. O time, na ocasião, subiu ao gramado da Vila Belmiro às 16h06. A multa seria de R$ 100 a R$ 1.000 por minuto.