Topo

Veja as dúvidas que Dunga ainda precisa esclarecer para a Copa América

Gustavo Franceschini e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

06/05/2015 06h00

Com certa convicção e quase nenhuma dúvida, Dunga anunciou, na manhã da última terça-feira, os convocados para a Copa América. E se na lista o treinador da seleção brasileira já estava com tudo resolvido, o mesmo não se pode dizer do trabalho dentro de campo. Até a estreia na competição, no dia 14 de junho, contra o Peru, o técnico ainda terá que resolver alguns problemas e esclarecer dúvidas em seu time.

“As coisas ainda não estão como gostaríamos. Não só eu como toda comissão pensa assim. Somos exigentes, perfeccionistas, não nos contentamos com o que conseguimos até o momento. E vamos buscar chegar num nível que nós queremos”, avaliou o treinador, minimizando os 100% de aproveitamento até aqui em sua segunda passagem à frente da seleção – oito vitórias em oito partidas.

E os “problemas” a serem resolvidos começam na defesa. Após tirar a braçadeira de Thiago Silva e entregar a Neymar, Dunga terá outra questão delicada com o defensor do Paris Saint Germain.

Após entrar na vaga de Miranda, lesionado, no jogo contra a Áustria e substituir o então machucado David Luiz nas partidas contra França e Chile, Thiago Silva ainda não é o zagueiro com mais prestígio na atual seleção e surge como dúvida para Dunga.

Na lateral, outra questão. Dunga não esconde, em escalações e treinos, a preferência por Filipe Luís na esquerda. No entanto, Marcelo vive grande momento no Real Madrid, surge como postulante à vaga de titular e vê o concorrente no banco de reservas do Chelsea.

No meio, a questão é sobre o reserva imediato para a formação titular. Phillipe Coutinho, Douglas Costa e Everton Ribeiro brigam pela condição de ser uma espécie de 12º jogador e aparecer como opção no torneio. O desfalque de Oscar, titular no setor, aumenta a disputa.

Por fim, no ataque, duas questões em um setor que não deveria ter maiores problemas – foram 18 gols em oito jogos com Dunga. Com Roberto Firmino em alta, o treinador terá que definir se prefere uma opção com até três atacantes ou barra um dos badalados Diego Tardelli e Robinho.

Firmino ainda surge em outra dúvida na cabeça do técnico. Com boas atuações como centroavante e atuando pelas pontas, além de um histórico de atuar também no meio, o jogador do Hoffenheim promete uma boa dor de cabeça para Dunga, que terá que resolver como encaixá-lo no time.

A tendência é que as respostas na cabeça de Dunga comecem a aparecer a partir do dia 3 de junho. “Nos apresentamos no dia 1º, na Granja Comary, realizamos exames médicos na segunda e na terça e depois já começamos a treinar com bola. O tempo [pouco mais de uma semana e dois amistosos] não é o ideal, mas vamos treinando e ajustando para a estreia na competição”, comentou o técnico.