Topo

Classificação do Atlético-MG passa por quebra de tabu de quase 30 anos

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/05/2015 06h00

Tudo bem que o Atlético-MG pode se classificar para as quartas de final da Copa Libertadores caso empate com o Internacional em 3 a 3, 4 a 4 e por aí vai. Mas por se tratar de resultados bem improváveis, o time pode ter de quebrar um tabu de quase 30 anos para seguir vivo no torneio continental. Desde a década de 80 que o time mineiro não vence os gaúchos em Porto Alegre.

O último triunfo aconteceu em 14 de dezembro de 1986, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, que terminou com o placar de 2 a 0 para o Atlético. Os gols foram de Everton e João Paulo e o duelo valia pela segunda fase do Brasileirão daquele ano. Desde então foram disputadas 21 partidas no Rio Grande do Sul e o Atlético não venceu nenhuma vez.

Nos confrontos desde 1986, como mandante, o Inter conseguiu 13 vitórias e oito empates. Foram 37 gols marcados pelos gaúchos contra 16 dos mineiros. Aliás, a participação do Internacional na Copa Libertadores está diretamente ligada ao último duelo com o Atlético em Porto Alegre.

Também com um gol aos 49 minutos do segundo tempo a equipe colorada conseguiu vencer a formação reserva dos mineiros, que estavam envolvidos na final da Copa do Brasil. Com o resultado a time que era comando pelo técnico Abel Braga assumiu a terceira colocação do Brasileirão e confirmou a vaga na Libertadores na rodada seguinte, a bater o Palmeiras por 3 a 1, também no Beira-Rio.

Autor do gol que impediu a derrota do Atlético no Independência, o zagueiro Leonardo Silva demonstra muita confiança no poder de reação da equipe atleticana. O capitão acredita que o tabu vai ser quebrado na próxima quarta-feira. “Vamos fazer o que temos que fazer. Vencer. Só nos resta isso. Ou então um empate com o número maior de gols. A gente vai procurar trabalhar bastante, recuperar. Temos o Brasileirão no final de semana. Mas está tudo em aberto, podemos vencer lá sem dúvida nenhuma”.

Nesses 21 jogos de jejum diante do Internacional como visitante, em uma ocasião o Atlético conseguiu um resultado que lhe daria a classificação. No Campeonato Brasileiro de 2003 as duas equipes empataram em 3 a 3, no Beira-Rio. Cicinho, Alex Alves e Guilherme marcaram os gols dos atleticanos, enquanto Jefferson Feijão e Daniel Carvalho, duas vezes, fizeram os tentos dos colorados.