Topo

Felipão pressiona por cofres abertos e vê Grêmio fragilizado no Brasileiro

Luiz Felipe cobra nova postura do Grêmio em relação a contratações - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Luiz Felipe cobra nova postura do Grêmio em relação a contratações Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/05/2015 12h30

Felipão quer abrir os cofres do Grêmio. E foi exatamente o que o clube não fez até agora. Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (08), o treinador gremista deixou claro que pretende uma mudança na postura do clube atrás de novos jogadores. Em vez de pagar contas, abrir a mão para ter um elenco melhor. Caso contrário, o Brasileirão apresentará dificuldades. 

"A direção tem a dificuldade, sabemos disso, estamos juntos, mas é bom que a gente fale neste momento ao nosso torcedor que estamos tentando fazer o que é o normal no projeto, mas que às vezes um ou outro detalhe precisamos estudar com muito cuidado. Temos que pensar que é Grêmio 'futebol' [Foot-Ball] Portoalegrense. Não podemos de um dia para o outro sanar todas as dívidas. Temos que pensar daqui a seis meses. Como vivi muitos brasileiros passados, temos passado e estudado o grupo. As dificuldades são maiores em razão da nossa situação. Vamos buscar alternativas", afirmou o treinador. "Os contatos estão sendo feitos e vamos buscar alternativas no Estado e fora", completou. 
 
Sem reforços, Felipão se mostra pessimista em relação ao desempenho do Grêmio no Brasileirão. O treinador não esconde que há ao menos seis times com elencos mais preparados que o Tricolor para o início da competição. 
 
"Temos que iniciar o campeonato com confiança. Pode ser que ela seja abalada, ou diminuída com as dificuldades que temos em alguns casos e no grupo. Mas o início do campeonato, mesmo com os lesionados, temos convicção de que faremos um bom trabalho. Temos que passar para o nosso torcedor que temo seis a oito grupos de atletas em determinados times que estão melhores que o nosso clube. Têm mais possibilidades do que nós. A nossa dificuldade será maior. Se nós da parte técnica não conseguirmos passar essa ideia de que podemos nos superar, mesmo que superação não exista por 38 jogos, não temos como pensar em retorno do torcedor, que nos deixe reinvestir no time", explicou. 
 
O Grêmio estreia no nacional diante da Ponte Preta, domingo, às 11h (horário de Brasília), na Arena. Em relação ao time derrotado na final do Gauchão, Galhardo na direita, Mamute no ataque e Walace no meio são as novidades. 
 
Confira mais respostas de Felipão na coletiva: 
 
CONTRATAÇÕES
Já estamos conversando há 60 dias e projetando o Brasileiro. Tínhamos que ter uma situação já mais evoluída nos dois ou três jogos, mais um ou dois atletas dentro das posições que pretendemos, um atacante de velocidade, um jogador de ataque pelo meio, mais um lateral, porque eram situações que imaginávamos que teríamos dificuldades para o Brasileiro. Em razão de lesão e convocações, conseguimos trazer o Bruno [Grassi, goleiro], para o lugar do Marcelo. Não imaginávamos a situação do Cristian [Rodríguez, que deixa o clube]. Vamos ter que nos reunir e tratar deste assunto. É um campeonato que vai de maio a dezembro e precisamos de jogadores com boa qualidade técnica do meio para frente para compor um grupo forte. Não apenas com dois ou três jogadores. Muita coisa pode acontecer. 
 
MATÍAS RODRÍGUEZ E BRAIAN RODRÍGUEZ FORA DO TREINO
Ele [Braian] está lesionado desde depois do jogo com o Inter. Tem uma pequena lesão muscular e pode treinar. Fará um teste na segunda-feira ou terça para viajar na próxima semana [para o jogo contra o CRB, em Alagoas]. O Matías foi uma pancada, foi apenas preservado do treinamento.
 
CAMPEONATO BRASILEIRO
Sempre há de seis a oito candidatos ao título. Se forem à Espanha, vão escolher dois candidatos. Em Portugal também dois, no máximo três. Na Inglaterra são quatro. Aqui tem oito. Então é o campeonato mais difícil. Muitas vezes se decide no começo, outras no final. Mas é sempre com o grupo de jogadores. Um grupo pequeno causa maior dificuldade. Dá para jogar uma Copa do Brasil. Esta sim. É possível formatar um time para este título. Mas para o Brasileiro tem que ser mais equilibrado. 
 
TORCEDOR ABALADO
Todo mundo passa a ter uma dúvida, o torcedor se manifesta nas redes sociais normalmente e enquanto não jogarmos novamente com um time equilibrado e conseguirmos os resultados, seremos questionados, e isso é normal. Nós precisamos ter personalidade, autoridade para enfrentar as dificuldades. Alguns têm mais personalidade, outros têm menos. Vamos buscar um grupo equilibrado. 
 
CHANCE PARA LINCOLN NO TIME
É um jogador que em determinados momento vem entrando e saindo. Esses jogadores da Sub-17 jogavam na Sub-17. Em nenhum momento foi passado que os meninos de 17 de qualidade vão jogar na Sub-23, porque vão passar um ano de dificuldades jogando contra os mais experientes e vão estar melhor depois. Mas perdemos tempo com os meninos que nós subimos porque estão entrando apenas agora e isso deveria ter sido feito há um ano, dois anos atrás. Mas nota-se uma melhora. Pedro Rocha, Lincoln... Sabemos que pode jogar. O Walace é exemplo disso. Não está sendo fácil montar. Mas é a função do técnico quebrar a cabeça.