Topo

Corintianos criam núcleo de estudos para aprofundar pesquisa histórica

Participação do Corinthians na democracia brasileira será tema discutido por núcleo - Folhapress
Participação do Corinthians na democracia brasileira será tema discutido por núcleo Imagem: Folhapress

Do UOL, em São Paulo

11/05/2015 15h58

Por iniciativa de torcedores e de seu departamento cultural, o Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO) será inaugurado nesta segunda-feira, no Parque São Jorge. O objetivo primordial dos responsáveis pela iniciativa é aprofundar a pesquisa histórica sobre os quase 105 anos de vida. 

"O NECO tem por meta constituir um grupo de pesquisadores, intelectuais, comunicadores, professores, estudantes e outros amantes do futebol que se disponham a construir conhecimentos sobre a história do Corinthians em suas relações com a sociedade brasileira”, afirma o sociólogo Rafael Castilho, coordenador do projeto.

Entre os temas de estudo estão “o período pré-Corinthians e aspectos particulares da fundação do clube”, os “fluxos migratórios e imigratórios na formação da torcida”, a “diversidade na construção do ethos popular" e a "presença corintiana na construção da democracia brasileira".
 
O encontro inaugural terá a presença do jornalista e historiador corintiano Celso Unzelte e ocorre a partir das 19h30 (de Brasília) desta segunda-feira no Teatro Omni Corinthians, no Parque São Jorge.