Topo

Como o Furacão da Copa ajudou meia do Bota a voltar após 2 anos de lesões

Vitor Silva / SSPress
Imagem: Vitor Silva / SSPress

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/05/2015 06h00

Ele já foi uma das grandes apostas do Botafogo nos últimos anos, mas duas lesões no joelho direito o afastaram dos gramados por aproximadamente dois anos. Cidinho estava com medo de voltar a atuar profissionalmente, pois faltava-lhe confiança em alguns movimentos. Tudo isso, no entanto, está no passado e graças a Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970.

O ex-jogador foi convocado pelo técnico René Simões para dar uma palestra para os jogadores do Botafogo antes da final do Carioca, contra o Vasco. O Furacão da Copa falou por aproximadamente 1h30. Até que ele se aproximou de Cidinho e passou para uma prosa mais pessoal. Falou sobre lesões e, principalmente, superação.

No jogo de volta, contra o Capivariano, pela Copa do Brasil, Cidinho voltou a pisar no gramado como jogador profissional. Foram apenas 15min em campo, mas o suficiente para o apoiador voltar a sorrir. Com a bola nos pés mostrou o já conhecido talento e arrancou elogios do técnico René Simões, que revelou a ajuda do Furacão da Copa.

“Acho que se o Cidinho está em campo hoje é por causa do Jairzinho, que conversou com ele e os olhos do garoto brilhavam. O Cidinho estava com receio de não voltar a jogar. O Jairzinho deu oxigênio para ele”, disse René Simões.

O próprio Cidinho explicou melhor como foi a conversa com Jairzinho, que ficou um ano e três meses afastado da profissão também por conta de lesão. “Quando ele veio aqui, conversou comigo, contou a história dele, como foi a lesão dele, que não era para eu ter medo. Isso, para mim, foi importante. Agradeço a ele pela força. E estou muito feliz por ter voltado a jogar”, completou Cidinho.

Em 2013, durante o Campeonato Carioca, Cidinho sofreu uma grave lesão no joelho direito no estádio de Moça Bonita e só voltou a jogar em 2014. Novamente no Estadual, o apoiador retornou ao campo onde havia vivido o pior momento de sua carreira até então. A história se repetiu. Novamente os ligamentos cruzados não suportaram e romperam.

“Foram duas cirurgias, né? Uma em cima da outra. Na segunda eu senti mais dor. Foi difícil voltar, ganhar confiança, poder apoiar a perna operada. Só tenho a agradecer a todo o departamento de futebol, desde a presidência a todo mundo que trabalha no clube, fisioterapia, que sempre me motivaram no dia a dia, quando eu estava desanimado. Como foram duas cirurgias, uma em cima da outra, foi bem complicado. Mas hoje tenho de agradecer a essas pessoas e estou muito feliz”, afirmou o apoiador.

Cidinho tem agradado bastante o técnico René Simões, que prevê mais oportunidades para o jogador ao longo da temporada. O apoiador é considerado um bom valor pela comissão técnica, mas desde que apresente a confiança necessária nos gramados. Ele tem contrato com o Botafogo até o fim de dezembro e terá que mostrar futebol para tentar ampliar o vínculo. O tempo está passando.