Topo

Crise? Presidente do Vitória valoriza base: "só vale o profissional?"

Raimundo Viana (esq.) assumiu a presidência no fim de março - Divulgação/Vitória
Raimundo Viana (esq.) assumiu a presidência no fim de março Imagem: Divulgação/Vitória

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

13/05/2015 06h00

Fundado em 13 de maio de 1899, o Esporte Clube Vitória completa nesta quarta-feira 116 anos de história. Muito que comemorar? Para o atual presidente, Raimundo Viana, sim. Apesar da má fase do futebol profissional, que em 2015 foi eliminado precocemente do Estadual e da Copa do Nordeste, o mandatário rubro-negro acredita que o sucesso nas categorias de base pode compensar este início ruim de temporada do time comandado por Claudinei Oliveira.

“A vida do clube continua. Ganhamos um Estadual sub-20 nesse tempo e temos uma importante decisão do sub-17. Mas só vale profissional? Não podemos descartar o ótimo trabalho feito nas categorias de base. Nenhum time profissional vive sem categorias de base”, declarou o presidente do Vitória, Raimundo Viana, em entrevista ao UOL Esporte.

“Mais cedo ou mais tarde o clube que não investir na revelação de jovens jogadores morre. Esse é o investimento que dá condição lá na frente pra fazer pagamentos de dívidas e de manutenção e montagem de um forte elenco. É isso que o Vitória faz. Continuaremos a honrar todos os nossos compromissos”, acrescenta o mandatário rubro-negro.

Para Raimundo Viana, que assumiu o cargo de presidente no dia 31 de março, após a renúncia de Carlos Falcão, o torcedor rubro-negro pode – e deve – comemorar o aniversário do clube, independente da crise vivida pelo time profissional.

“Ninguém faz 116 anos por acaso. Nós jogamos o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste e tivemos apenas uma derrota em cada um desses torneios. Claro que queríamos ganhar os dois títulos, mas não conquistar esses troféus é coisa do futebol. Mesmo derrotados na estreia da Série B, nosso entusiasmo deve continuar o mesmo. Claro que ficamos chateados diante de um resultado negativo, mas não podemos desanimar”, pede o presidente rubro-negro.

Com pouco tempo no comando do Vitória, Raimundo pede paciência ao torcedor e acredita que tudo está sendo feito para que o time volte a ter sucesso dentro de campo no futebol profissional. Até aqui, a equipe de Claudinei Oliveira foi eliminada nas quartas de final do Estadual, na semifinal da Copa do Nordeste e começou a Série B com derrota dentro de casa.

“O Vitoria perdeu apenas um jogo no Estadual e outro na Copa do Nordeste. Não é uma campanha de se jogar fora. Eu não posso te responder por um planejamento que eu não fiz. Se analisar desde o começo do ano, talvez eu fizesse outras negociações. Não posso comentar mais do que isso.Em pouco mais de 30 dias de nossa gestão, nós já tiramos seis jogadores do elenco e trouxemos outros três, mas vamos precisar de mais mudanças”, analisa Raimundo.

Por fim, falou sobre o planejamento feito até aqui pela nova diretoria para 2015 e garantiu: o Vitória brigará pelo acesso.

“Nós prometemos aquilo o que foi falado quando assumimos a administração do Vitória: requalificação do grupo, plenas condições de trabalho para o elenco ter equilíbrio durante a temporada e o retorno à elite do futebol brasileiro. Nós não estamos parados esperando que os resultados caiam do céu. Já contratamos três atletas [Guilherme Mattis, Diego Renan e Diogo Mateus] e temos outros contatos feitos. Vamos brigar pelo acesso”, completou.

O Vitória entra em campo nesta quarta-feira pela Copa do Brasil, no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, contra o ASA, em Arapiraca, às 19h30 (de Brasília). Pela Série B, volta aos gramados no sábado, quando visita o Oeste na cidade de Osasco (SP).