Topo

Desempenho de Oswaldo no Palmeiras é inferior ao do demitido Kleina em 2014

Palmeiras demitiu Gilson Kleina há um ano, após derrota para o Sampaio Corrêa - Vinicius Pereira/Folhapress
Palmeiras demitiu Gilson Kleina há um ano, após derrota para o Sampaio Corrêa Imagem: Vinicius Pereira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 06h00

Um técnico demitido, mas com bom aproveitamento de pontos -- superior até ao registrado pelo atual time do Palmeiras em 2015. O fato ocorreu com Gilson Kleina, dispensado pela diretoria alviverde há praticamente um ano. Apesar da demissão, os números do antigo treinador alviverde são melhores do que os alcançados por Oswaldo de Oliveira no mesmo número de jogos das temporadas 2014 e 2015.

No ano passado, Kleina comandou o Palmeiras em 23 partidas, com aproveitamento de 68,1% (15 vitórias, dois empates e seis derrotas). Oswaldo, por sua vez, chegou ao mesmo número de partidas pelo time alviverde na última terça-feira. Com o treinador no comando, a equipe conquistou 66,7% dos pontos, com 14 triunfos, quatro empates e cinco derrotas  

Kleina foi demitido pela diretoria alviverde há pouco mais de um ano, no dia 7 de maio, após uma derrota para o Sampaio Corrêa, em São Luís, na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Até aquele ponto da temporada, o treinador havia levado o Palmeiras à segunda colocação geral na fase de grupos do Paulistão, com 35 pontos.

Nas quartas de final do estadual, passou pelo Bragantino, até ser eliminado pelo Ituano, futuro campeão, nas semifinais. No Brasileirão, o Palmeiras de Kleina começou vencendo o Criciúma fora de casa por 2 a 1 e acabou derrotado por Fluminense (1 a 0, no Pacaembu) e Flamengo (4 a 2, no Maracanã) nas rodadas seguintes.

Com Oswaldo, esse ano, o time alviverde derrapou no começo do Paulistão, com duas derrotas nas primeiras três partidas. Depois, conseguiu uma boa sequência, com direito a uma goleada por 3 a 0 sobre o São Paulo. Ao término da primeira fase, o Palmeiras ficou na quarta colocação geral, com 31 pontos. Embalado, o time eliminou Botafogo e Corinthians (nos pênaltis, após um empate por 2 a 2)

Na decisão, o Palmeiras de Oswaldo chegou a vencer a primeira partida contra o Santos, mas perdeu o título paulista na Vila Belmiro, depois de o time alvinegro vencer por 2 a 1 no tempo normal e garantir a conquista nas cobranças de pênaltis. Nesta terça-feira, a equipe alviverde sofreu no primeiro tempo, mas conseguiu golear o Sampaio Corrêa por 5 a 1, avançando à terceira fase da Copa do Brasil. Na estreia do Brasileirão, o Palmeiras empatou em casa (2 a 2) com o Atlético-MG.

Pós-demissão

Em 2014, após a derrota para o Sampaio Corrêa, o Palmeiras conseguiu vencer a equipe maranhense em casa por 3 a 0, sob o comando do interino Alberto Valentim, que foi substituído por Ricardo Gareca semanas depois. O treinador argentino comandou o Palmeiras em 13 jogos, com oito derrotas e aproveitamento de 33,3%.

Na sequência, o Palmeiras sofreu, mas conseguiu escapar do rebaixamento com Dorival Júnior à frente do time. Em pouco mais de três meses, o treinador registrou seis vitórias, cinco empates e nove derrotas, com aproveitamento de 38,3%.

Já Gilson Kleina comandou o Palmeiras por 20 meses, entre setembro de 2012 e maio de 2014. No total, comandou o time em 105 partidas, com 56 vitórias, 20 empates e 29 derrotas (aproveitamento de 59,7%). O atual treinador do Avaí, rebaixado com o time alviverde em 2012, conseguiu levar o clube de volta à elite do Brasileirão ao ser campeão da Série B em 2013.