Topo

As grandes promessas do futebol brasileiro que jogam em Portugal

Luís Aguilar

Do UOL, em São Paulo

15/05/2015 06h00

Classificação e Jogos

Anderson Talisca (Benfica)

Posição: Meia-atacante / Atacante

Idade: 21 anos

Chegou, viu e venceu. Foi o abono de família do Benfica no início da temporada. Tem nove gols no campeonato, mas não marca desde janeiro. Pode jogar como segundo atacante e meia-ofensivo. Perdeu espaço com a crescente melhoria de forma de Jonas e a entrada de Pizzi entre os titulares. Ainda assim, as boas exibições com a camisa do Benfica já lhe valeram uma chamada de Dunga à seleção brasileira. O seu momento mais alto foi o gol contra o Monaco na única vitória do Benfica durante a presente edição da Liga dos Campeões. Está no radar dos “gigantes” europeus e do superagente Jorge Mendes: “Tem potencial para ser um dos melhores do mundo.”

Danilo Silva (Braga)

Posição: Volante

Idade: 19 anos

É um dos indiscutíveis do Braga (4.º colocado da liga portuguesa). Aos 19 anos, o meia é cobiçado por meio mundo. Tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões) e é representado por Jorge Mendes. O Sporting queria contratar o brasileiro para o lugar de William de Carvalho, que deverá sair no final desta temporada, mas não deverá ter sorte. Danilo Silva está na lista de alguns “tubarões” europeus, como Liverpool e Juventus. O jogador que despontou nas categorias de base do Vasco da Gama já está na seleção sub-20 do Brasil.

Diego Lopes (Rio Ave)

Posição: Meia-atacante

Idade: 20 anos

Saiu diretamente do Palmeiras para a base do Benfica. Quando atingiu a idade de profissional foi emprestado ao Rio Ave e acabou por ser contratado pelo clube de Vila do Conde, onde está em sua terceira temporada. Quis o destino que Diego Lopes fosse a grande estrela do jogo em que a sua equipe derrotou o Benfica, por 2 a 1, no último mês de março. Entrou na segunda parte e desfez a defesa do líder da liga portuguesa. O “bis” que marcou no Steaua Bucareste, na Europa League, foi outro dos momentos altos da sua temporada. Também é representado por Jorge Mendes.

Ederson Moraes (Rio Ave)

Posição: Goleiro 

Idade: 21 anos

Foi colega de Diego Lopes na base do Benfica e reencontraram-se no Rio Ave. Chegou ao clube de Vila do Conde na temporada 2012/13, depois de uma passagem pelo Ribeirão. Apesar da sua altura (1,88 cm), é muito ágil e rápido ao sair do gol. Tem outra característica: um pontapé forte e colocado capaz de fazer a bola voar de uma área à outra. Quando estava nos juniores do Benfica chegou a marcar um gol contra o Braga. Também esteve em campo na última vitória do Rio Ave contra o seu antigo clube. É outro dos jogadores que faz parte do império de Jorge Mendes.

Otávio (FC Porto)

Posição: Meia-atacante/ Ponta-esquerda

Idade: 20 anos

Foi o último jogador contratado pelo Porto no mercado de verão. Um pedido expresso do treinador Julen Lopetegui depois da lesão do espanhol Óliver. Apesar de ter sido uma aposta do técnico, o ex-Internacional fez apenas alguns jogos pela equipe B do Porto e acabou emprestado ao Guimarães durante o mercado de inverno. Tem sido reserva utilizado em alguns jogos do campeonato português. Pode ainda não ter vingado no Porto, mas é um dos mais bem pagos do elenco. Ganha 1 milhão de euros por ano. Mais do que algumas das estrelas da equipe, como Brahimi (800 mil euros). Falta agora justificar o elevado salário.

Kelvin em ação pelo Porto - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Kelvin (FC Porto emprestado ao Palmeiras)

Posição: 21 anos

Idade: Atacante

Foi promessa, foi confirmação e até tem direito a um lugar no museu do Porto. Na memória dos torcedores do clube ainda está o remate certeiro que Kelvin fez ao minuto 90 + 2 do jogo contra o Benfica, na penúltima rodada da temporada 2012/2013, que deu o título de campeão nacional aos dragões e deixou Jorge Jesus, técnico do rival, ajoelhado no gramado. Parecia que a carreira de Kelvin iria explodir, mas o momento mágico não teve sequência.  Com a chegada de Lopetegui, perdeu ainda mais espaço e foi emprestado ao Palmeiras. Ainda assim, os dragões esperam que Kelvin regresse ao Porto para continuar a escrever a história do clube.

Atacante Victor Andrade, que chegou a ser conhecido como "novo Neymar", foi liberado pelo Santos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Victor Andrade (Benfica)

Posição: Atacante

Idade: 19 anos

Aos 12 anos jogou na Geração Benfica, projeto de escolas de formação do clube lisboeta, e diz que chorava todas as noites com saudades da família. Voltou ao Brasil, jogou no Santos e tornou-se um dos grandes amigos de Neymar. Apesar dos bons tempos passados na Vila Belmiro, garante que sempre sonhou em regressar ao Benfica. Esse desejo concretizou-se na última pré-temporada. Victor Andrade assinou por cinco temporadas com os encarnados e tem realizado alguns jogos na equipe B. Jorge Jesus, treinador principal do Benfica, está atento à evolução de Vítor Andrade e diz que o jovem atacante cresceu muito desde que chegou ao clube.

Wallyson Mallmann (Sporting)

Posição: Meia

Idade: 21 anos

Paulo Silas, André Cruz, Anderson Polga ou Liédson foram alguns dos melhores brasileiros que já passaram pelo Sporting. Os diretores do clube esperam agora que Wallyson Malmman seja o próximo nome desta lista. Começou no Espirito Santo, do Brasil, passou pelos suíços do Basel, representou o Manchester City e chegou ao Sporting na temporada 2014/15. Recentemente renovou até 2019 e passou a ter uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. O City está interessado em resgatá-lo, mas Wallyson, atualmente na equipe B, deverá subir ao plantel principal do Sporting na próxima temporada.

Matheus Pereira (Sporting)

Posição: Meia-atacante/ Ponta-direita

Idade: 18 anos

É uma das grandes promessas da base do Sporting. O mesmo clube que deu ao mundo nomes como Futre, Figo ou Cristiano Ronaldo, deposita grandes esperanças neste brasileiro que chegou aos leões com apenas 13 anos. Nesta temporada tem alternado entre os juniores e a equipe B. A forma como o Sporting o blindou diz muito das expectativas geradas por Matheus Pereira: contrato até 2020, com cláusula de rescisão afixada em 60 milhões de euros!