Topo

Polícia prende santista envolvido em morte de torcedor palmeirense

Cláudio Morais, torcedor palmeirense morto após ser espancado por santistas - Reprodução
Cláudio Morais, torcedor palmeirense morto após ser espancado por santistas Imagem: Reprodução

Vagner Magalhães

Do UOl, em São Paulo

15/05/2015 13h11Atualizada em 15/05/2015 15h47

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta sexta-feira mais um santista envolvido no espancamento que resultou na morte do palmeirense Claudio Fernando Mendes Cardoso de Morais no dia 26 de abril, após o primeiro duelo entre Palmeiras e Santos pela semifinal do Campeonato Paulista.

Rodrigo Germano dos Santos foi capturado pelos policiais na cidade de Itaquaquecetuba e chegou à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa em São Paulo trajando uma camiseta da Torcida Jovem.

Policias civis ainda tentam cumprir nesta sexta-feira outros cinco mandados de prisão.

No dia 1º de maio, a Polícia já havia realizado a prisão de Fernando Carlos Martins Júnior, suspeito também de participar do espancamento. Na quinta-feira, prendeu o menor de idade S.R.S.

Relembro o caso

Dudu, como era conhecido Claudio, estava acompanhado da namorada e de um amigo logo após assistirem à vitória do Palmeiras contra o Santos, 1 a 0, no Allianz Parque. Dudu estava trajado com uniforme da Mancha Alviverde (torcida organizada do clube) e tem tatuagem na perna que faz menção à torcida. Identificado como palmeirense por santistas, ele foi agredido.

O jovem de 25 anos foi levado ao Hospital Santa Marcelina, no Itaim, com ferimentos graves na cabeça, possivelmente por agressões com barras de ferro.

De acordo com o delegado Mário Sérgio de Oliveira Pinto, da Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva, foram identificadas oito pessoas que teriam participado do crime. A polícia estima que o grupo tivesse até 15 pessoas.
 
"Os sobreviventes apontaram com muita segurança as pessoas que tínhamos levantado e que participaram desse crime", disse ele.
 
Segundo o delegado, um dos sobreviventes só escapou por ter conseguido pular a tempo as catracas da estação Jardim Romano. "Se os torcedores tivessem conseguido alcançá-lo, talvez ele tivesse o mesmo fim", disse.
 
O delegado disse que decretou a prisão provisória de Rodrigo Germano dos Santos, 25, para que ele não atrapalhasse a investigação. "Sob custódia, essas pessoas permitem uma apuração mais tranquila. As testemunhas, muitas vezes têm medo de procurar a polícia por medo de represálias.
 
De acordo com o delegado, Santos foi preso em casa e não esboçou qualquer tipo de reação. "É a primeira passagem dele pela polícia. Ele trabalha, é operador de empilhadeira, mas acabou se envolvendo nesse crime. Ele faz parte de um grupo ligado à Torcida Jovem, uma espécie de dissidência".
 
Dois irmãos, que também são procurados pela polícia já constituíram advogado e devem se apresentar nos próximos dias à polícia.