Topo

Pato e Luis Fabiano querem ser titulares. Mas só há espaço para um deles

Pato e Luis Fabiano em ação contra o Danubio, quando atuaram juntos por 37 minutos - REUTERS/Andres Stapff
Pato e Luis Fabiano em ação contra o Danubio, quando atuaram juntos por 37 minutos Imagem: REUTERS/Andres Stapff

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

16/05/2015 06h00

Dois atacantes, uma só vaga. Acrescente ao cenário declarações polêmicas de Alexandre Pato e Luis Fabiano em relação à titularidade na equipe do São Paulo. A tendência é que a briga pela vaga no ataque do time se acentue, pois o técnico Milton Cruz, nos oito jogos à frente do time, escolheu apenas um deles para ser titular.

Em quatro dessas partidas, os dois atletas estavam à disposição do treinador. E Pato leva vantagem. O atacante começou três confrontos como titular: contra Danubio (no Uruguai), Santos (na semifinal do Paulistão) e Cruzeiro (a segunda partida) -- Luis Fabiano, nessas ocasiões, sempre entrou no time durante o segundo tempo. Milton optou por ele no jogo diante do Flamengo, quando escalou uma equipe mista na estreia do Brasileirão.

Contra a Portuguesa e Red Bull, no Paulistão, Luis Fabiano ainda se recuperava de uma contusão muscular na coxa esquerda. Na partida de ida das oitavas de final da Libertadores, teve de cumprir suspensão após levar cartão vermelho diante do Corinthians -- nesse jogo foi titular, pois Pato, emprestado ao São Paulo pelo clube rival, não pôde atuar.

Diante do Flamengo, os atacantes atuaram juntos por seis minutos. E decidiram o jogo. Na ocasião, Milton Cruz optou por um time com titulares e reservas. O treinador colocou Pato em campo aos 27 minutos do segundo tempo. O atacante, dois minutos depois, começou a jogada em que Luis Fabiano abriu o placar. Depois, já sem o camisa 9 em campo, fez o segundo gol do São Paulo.

Na última quarta-feira, Pato deixou o gramado do Mineirão aos 20 minutos do segundo tempo, justamente para a entrada de Luis Fabiano. O atacante quase conseguiu marcar após boa jogada de Bruno pelo lado direito, mas desperdiçou sua cobrança na decisão por pênaltis.

Média de gols

Na temporada, a média de gols de Pato é superior à de Luis Fabiano.  O ex-jogador do Milan entrou em campo 21 vezes em 2015, com 12 gols marcados (0,57 gol por confronto). O centroavante, por sua vez, foi às redes em cinco oportunidades, em um total de 14 jogos -- média de 0,36.

Pato jogou 1.393 minutos, contra 926 de Luis Fabiano. O camisa 11 marca um gol a cada 116 minutos, enquanto o companheiro balança as redes uma vez a cada 185 minutos. Os jogadores atuaram juntos por apenas 350 minutos. Nessas circunstâncias, Pato fez cinco gols, contra três do camisa 9.

Com Muricy, mais Luis Fabiano

Até Muricy Ramalho deixar o clube no dia 6 de maio, Luis Fabiano teve mais chances como titular. Na estreia do Paulistão, contra o Penapolense, o camisa 9 começou jogando e deu lugar a Pato no segundo tempo. O fato se repetiu no clássico diante do Santos, na quarta rodada do campeonato.

Muricy, ao contrário de Milton, já escalou os dois atacantes desde o começo. Isso ocorreu contra XV de Piracicaba (2 a 0, gol de Luis Fabiano), Audax (4 a 0, dois gols de Pato), Danubio (4 a 0, novamente dois gols de Pato) e San Lorenzo (1 a 0 -- nessa partida, o camisa 11 se machucou e atuou por apenas 18 minutos).

Com a lesão muscular de Luis Fabiano, Pato ganhou espaço e começou a ser escalado no comando do ataque antes mesmo de Milton Cruz assumir a equipe.

No ano passado, também com Muricy, Luis Fabiano entrou mais vezes em campo: 43 vezes, com 20 gols marcados. Já Pato disputou 24 jogos e foi às redes em 12 oportunidades.