Topo

Brasileiros pelo mundo: Neymar tem "semana de ouro"; Hulk é tetra na Rússia

Do UOL, em São Paulo

18/05/2015 06h00

A semana terminou em festa para Neymar. Depois de comemorar a classificação para a final da Liga dos Campeões, o brasileiro celebrou o título do Campeonato Espanhol, conquistado pelo Barcelona neste domingo (17), com a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético de Madri.

Além de Neymar, outros brasileiros chamaram a atenção, seja por levantarem o troféu de campeão, como os do Benfica, ou por balançar as redes, como o atacante Raffael, do Borussia M'gladbach.

Confira os principais destaques, positivos ou negativos, dos brasileiros ao redor do mundo:

- Neymar

Autor dos dois gols do Barcelona sobre o Bayern de Munique no meio de semana, pela Liga dos Campeões, o atacante não teve uma atuação de destaque contra o Atlético de Madri, mas chamou a atenção pelo “rolinho” duplo. No fim das contas, o vice-artilheiro do Barcelona no Campeonato Espanhol saiu de campo comemorando o título.

- Hulk

Na Rússia, o atacante Hulk se tornou tetracampeão neste domingo. O atacante brasileiro, aliás, foi o autor do gol do empate contra o Ufa, ponto suficiente para alcançar a taça do torneio russo com antecipação. O brasileiro marcou gol em cobrança de falta de longa distância. Ele é o artilheiro da competição, com 15 gols.

- Legião brasileira em Portugal

O dia também foi de festa para os seis brasileiros do Benfica. Com o empate em 0 a 0 com o Vitória de Guimarães, a equipe se sagrou campeã portuguesa. O destaque fica para o goleiro Júlio César, que, apesar dos 35 anos, teve a melhor média de invencibilidade em uma temporada desde o tempo em que atuava na Inter de Milão.

- Em alta na Alemanha

Raffael marcou dois gols da vitória do Borussia M'gladbach contra o Werder Bremen. Meia-atacante brasileiro já soma 11 gols marcados na atual temporada do Campeonato Alemão.

 

- Kaká 

Nos Estados Unidos, Kaká desencantou e ajudou o Orlando City na vitória por 4 a 0 sobre o Los Angeles Galaxy, no Citrus Bowl, pela MLS (Liga Norte-Americana de futebol). Além de marcar um gol de pênalti, o brasileiro participou de outros dois. Em um deles, deu um drible incrível em um zagueiro adversário antes de dar uma assistência para Cyle Larin marcar.

- Marcelo

Apesar de o Real Madrid ter perdido o título do Campeonato Espanhol para o Barcelona, o brasileiro Marcelo teve uma atuação de destaque na vitória por 4 a 1 sobre o Espanyol, neste domingo. Além da boa movimentação, o lateral-esquerdo anotou o segundo gol da equipe merengue na partida.

- Fez gol, mas não adiantou

Zagueiro Alex fez gol, mas não impediu mais um tropeço do Milan no Italiano. O time perdeu para o Sassuolo, 3 a 2. Milan perdeu quatro dos últimos cinco jogos na competição.

Em baixa

- Philippe Coutinho (Liverpool)

Meia foi “figurante” na derrota do Liverpool contra o Crystal Palace. A estrela foi Steven Gerrard, que se despediu da torcida inglesa. Coutinho teve fraca atuação e ainda recebeu cartão amarelo.

- Lucas Silva (Real Madrid)

Volante contratado pelo Real Madrid ainda não “decolou” no clube. O ex-cruzeirense foi defendido pelo técnico Carlo Ancelotti. O treinador pediu paciência aos torcedores e disse que é normal um sul-americano demorar a se adaptar ao futebol europeu.

- Paulinho (Tottenham)

Mais uma vez, o volante assistiu os 90 minutos da vitória do Tottenham no banco de reservas. Na atual temporada, Paulinho começou apenas 14 das 30 partidas como titular. Nessas, apenas quatro ele ficou o jogo inteiro em campo.