Topo

Juventus sobe com coro para Gil: "Aqui na Javari só não vale dar o ..."

Ricardo Espina

Do UOL, em São Paulo

18/05/2015 09h36

Casa cheia, goleada e orgulho resgatado. A rua Javari viveu momentos especiais neste domingo, quando o Juventus goleou o Grêmio Osasco por 4 a 1 e selou sua promoção para a série A-2 do Campeonato Paulista. O atacante Gil não deixou sua marca desta vez, mas foi ovacionado pelos torcedores do Moleque Travesso.

“A, e, i, o, u/Aqui na Javari só não vale dar o ...”, gritaram os torcedores juventinos durante a festa pelo acesso. O coro faz uma alusão à famosa ‘Lei de Gil”, frase dita pelo jogador quando jogava pelo Cruzeiro. Em 2006, ele foi questionado por um repórter se valia tudo para comemorar o título mineiro daquele ano. A resposta... Bem, virou lei.

Gil chegou ao Juventus neste ano para a disputa da série A-3 e logo se tornou um dos jogadores fundamentais para o bom desempenho do time. Ao lado de Adiel (ex-Santos), o camisa nove ajudou o clube da Mooca a fechar a primeira fase com a melhor campanha da competição (39 pontos ganhos em 19 jogos, sete a mais do que o segundo colocado) – e a condição de favorito para voltar à A-2, que havia disputado pela última vez em 2013.

O ponto alto do camisa 9, de 34 anos, foi a partida contra a Francana, em 25 de março, também na Javari. Gil alcançou um feito inédito na carreira: marcou quatro gols em um mesmo jogo. Como prêmio, ganhou 60 esfirras de um parceiro da Web Rádio Mooca, que transmite todos os jogos do Moleque.

Os quatro mil pagantes (os ingressos se esgotaram ainda no sábado) que compareceram à Javari no domingo não viram Gil balançar as redes, mas vibraram muito com outro goleador. Com três gols de Daniel Costa, o Juventus terminou o primeiro tempo com uma vitória parcial de 3 a 0 e o acesso praticamente garantido. Nos 45 minutos finais, Léo Ribeiro diminuiu para o Grêmio Osasco, mas isso não esfriou a festa juventina. Léo Fioravanti completou a goleada dos donos da casa, para delírio da torcida.

O Juventus ficou em segundo lugar do grupo 2 com onze pontos, dois a menos do que o Votuporanguense. Além deles, Taubaté e Atibaia também subiram para a segunda divisão paulista. A final da série A-3 será disputada entre Votuporanguense e Taubaté – os duelos serão nos dois próximos domingos.